Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Santa Maria faz 25 anos e surge repaginado

Empório gourmet está maior, com mais produtos e novos pratos na rotisserie e no restaurante japonês, além de doces como o cruffin – combinação de croissant e muffin. As novidades fazem parte das comemorações

26 setembro 2018 | 20:02 por Patrícia Ferraz

Vá ao Empório Santa Maria para provar os cruffins – esses bolinhos folhados da foto abaixo. Cruffin é uma mistura de croissant e muffin, mais exatamente um croissant em formato de muffin recheado com creme pâtissier de limão (é um gringo inspirado no cronut, aquela mistura de croissant com donut, que fez brotar longas filas na porta da confeitaria de Dominique Ansel em Nova York, lembra?). Mas o cruffin é apenas uma das novidades que marcam os  25 anos do Empório Santa Maria

Nova ala. Ex-café e loja de vinhos abriram espaço para novas seções do empório

Nova ala. Ex-café e loja de vinhos abriram espaço para novas seções do empório Foto: Felipe Rau|Estadão

O supermercado gourmet acaba de passar por uma reforma, a parte do empório foi ampliada, avançou por onde antes ficavam o café e a loja de vinhos da Expand. Os corredores ficaram mais largos e a organização está bem diferente, com uma parede de geladeiras com 100 novos cortes de carne de frigoríficos variados, mais rótulos de vinho, vegetais orgânicos da Santa Adelaide, entre outros novos produtos.

A notícia que fala direto ao paladar, entretanto, é a ampliação de pratos da rotisserie, incluindo um frango assado inteiro e recheado com manteiga de trufas; camarões apenas cozidos no vapor para finalização em casa; legumes só grelhados com a mesma ideia, massas secas e frescas. E os pratos libaneses do premiado Sainte Marie Gastronomia, do chef poliglota e corintiano Stephan Kawijian, que arrasta multidões para comer em seu restaurante no Taboão da Serra. 

Cruffin. Mistura de croissant e muffin com creme de limão, novidade da confeitaria

Cruffin. Mistura de croissant e muffin com creme de limão, novidade da confeitaria Foto: Renata Mesquita|Estadão

O ambiente do restaurante do Santa Maria, na sobreloja, mudou, mas o bufê de almoço e o brunch nos fins de semana continuam os mesmos. A diferença é que agora há uma adega climatizada em que se pode escolher os vinhos para a refeição. 

O balcão do restaurante japonês, comandado pelo talentoso sushiman Marcelo Kunigami, foi duplicado e há novos pratos, sempre mantendo o estilo (e os preços altos!) da casa baseado no uso de ingredientes sofisticados, como trufas e foie gras. 

Entre as novidades do menu japonês, destaque para o popcorn shrimp, camarão envolto em massa de tempurá bem grossa – são bolinhos, servidos com maionese japonesa e sriracha, o molho de pimenta tailandês. Tempurá de shisô com atum picante é outra nova criação. O sushi de atum com foie gras é um clássico da casa: o atum fresquíssimo, o arroz com a liga perfeita e o foie gras rapidamente assado. O sushi do Santa Maria está entre os melhores da cidade. 

Tempura de shiso com salmão levemente picante

Tempura de shiso com salmão levemente picante Foto: Felipe rau|Estadão

SERVIÇO 

EMPÓRIO SANTA MARIA 

Av. Cidade Jardim, 790, Jardim Paulistano.

Tel.: 3706-5211. 

Horario de funcionamento: 8h/22h (domingo até 21h)

Ficou com água na boca?