PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

São Paulo ganha novos bares de inspiração ibérica; confira cinco

Cardápios repletos de clássicos espanhóis e portugueses, bons vinhos e até vermutes são alguns dos atrativos desses endereços

Croquetas de músculo bovino, bem cremosas, uma das receitas do La Barra. Foto: Alex Silva/EstadãoFoto: Alex Silva/Estadão

Em um passado não muito distante, não era tão fácil experimentar boas receitas espanholas e portuguesas em São Paulo sem que isso se traduzisse em preços altos e ambientes cheios de formalidade. Mas isso mudou (e vem mudando cada vez mais, ainda bem!) e a cidade tem ganhado novos endereços descontraídos, que capricham nos cardápios de sabores ibéricos.

Um dos pioneiros nesse movimento é o Maripili, que abriu as portas em 2009 na Chácara Santo Antônio e costuma ficar sempre lotado. Além das boas novidades abaixo, outras seguem pipocando pela cidade, caso da Tasca dos Coelhos, com acepipes e vinhos portugueses servidos em um galpão na Barra Funda.

Huevos de Oro

O endereço abrigou o simpático Jamón Jamón, fechado em 2018. Aberto pouco depois, o novo bar segue atraindo o público que enche o diminuto salão, mas prefere as mesas da calçada. O cardápio sugere croquetas de jamón e o montado de calamares, sanduíche de lula à dorê, rúcula e aïoli. Para acompanhar: chope Estrella Galicia, sangria e vinhos.

Onde: Av. Pedroso de Morais, 267, Pinheiros. 17h/1h (fecha dom. e 2ª)

PUBLICIDADE

La Barra 

Celebrado por suas casas dedicadas à cozinha italiana, o chef Rodolfo De Santis explora, neste endereço, os sabores da Espanha. A cozinha leva ao salão escurinho e acolhedor tapas variadas. A proposta ali é bebericar vermutes enquanto compartilha porções – são queridinhas as cremosas croquetas de músculo bovino e os pintxos de tortilha.

Onde: R. Carla, 77, Itaim. 19h/0h (5ª a sáb., 12h/15h e 19h/0h; fecha dom.)

Croquetas de músculo bovino, bem cremosas, uma das receitas do La Barra. Foto: Alex Silva/Estadão

Maripili

PUBLICIDADE

Essa acolhedora tasca de esquina ficou famosa por servir pratos tradicionais da Espanha a preços convidativos. Além das receitas do cardápio, como tortilha e pão com tomate, vale a pena conferir as sugestões listadas em uma lousa. Pergunte também sobre os vinhos, há sempre boas opções além da carta.

Onde: R. Alexandre Dumas, 1.152, Chácara Santo Antônio. 12h/22h30 (5ª a sáb., 12h/23h; dom., 12h/15h30)

O Mirandês

Na agitada Rua Canuto do Val, esse boteco de ambiente simples e mesinhas na calçada costuma ficar lotado graças às receitas de sotaque português. Ali são servidos clássicos como o bacalhau à brás e a versão à lagareiro. Para beber, uma enxuta seleção de vinhos divide atenções com cervejas em garrafa de 600 mililitros.

Onde: R. Canuto do Val, 216, V. Buarque. 18h/0h (sáb., 14h/0h; dom., 13h30/18h; fecha 2ª)

PUBLICIDADE

Nos’Otros

Um bar moderninho em Pinheiros, cujo cardápio expressa a essência ibérica. À frente do negócio está o casal Luis Silva, português, e Alana Miranda, natural do Pará. Em uma mescla de influências portuguesas e espanholas, a cozinha prepara tapas e batatas bravas. Típicas de Portugal, as pataniscas são uma espécie de bolinho de bacalhau sembatata.

Onde: R. Cônego Eugênio Leite, 727, Pinheiros. 19h/0h (sáb., 17h/0h; fecha dom.)

Pataniscas do Nos'Otros, uma espécie de bolinho de bacalhau rústico, que não leva batata. Foto: Alana Miranda

Tuy Bar, Cocina

PUBLICIDADE

Do mesmo grupo do Boteco São Bento e Boteco São Conrado, tem clima badalado e cardápio dedicado às preparações de acento ibérico. Pintxos, bolinhos de bacalhau, croquetas de jamón são algumas das sugestões do menu. Para brindar - e honrar a tradição espanhola -, vale pedir o vermute, servido com gelo, azeitona e uma tira de casca de laranja. 

Onde: R. Jerônimo da Veiga, 163, Itaim Bibi, 3167-7774. 12h/0h.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE