Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Só vai dar amendoim na panela do Dona Onça

A chef Janaína Rueda na cozinha de sua casa, no Copan. FOTO: Paulo Liebert/Estadão

03 julho 2013 | 15:19 por lucineianunes

Inquieta, a chef Janaína Rueda está sempre pesquisando ingredientes, testando receitas ou criando menus para ocasiões especiais. Desta vez foi o amendoim que caiu de bandeja na panela dela. No comando de uma cozinha caprichada, com receitas muitas vezes caseiras e de sotaque caipira, Janaína foi convidada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) para criar receitas com o nosso típico amendoim.

A ideia é mostrar a versatilidade do ingrediente, que tem 30% das vendas concentradas no período das festas juninas. E mostrar que ele pode fazer parte do cardápio durante todo o ano.

A chef começou os testes em dezembro e já elaborou 12 receitas. “E vou criar mais”, avisa ela. “O amendoim tem muito sabor, vai bem em doces e salgados e tem alto valor proteico. No quibe, por exemplo, pode substituir o pinole”, ensina Janaína.

Entre as novas receitas estão o carré de javali com molho roti e purê de amendoim e o arroz com porco, frango, camarão e amendoim, “inspirado no frango xadrez”. Em agosto, a chef lançará um menu no Dona Onça dedicado ao amendoim.

Confira abaixo algumas receitas que Janaína antecipa com exclusividade aos leitores do Paladar:

- Creme de amendoim com camarões grelhados

- Frango caipira ensopado com amendoim e arroz soltinho

- Pudim de amendoim

- Licor de amendoim

SERVIÇO - Bar da Dona Onça

Av. Ipiranga, 200, República, São Paulo

Tel.: 3257-2016

Horário de funcionamento:  seg. a qua., das 12h às 23h; quin. a sáb., das 12h à 0h; dom., das 12h às 17h

Ficou com água na boca?