Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Sorveteira da Vila Madalena abastece restaurantes da cidade - mas você pode encomendar também

Trabalhando com portas fechadas, a chef confeiteira Nina Piccini faz sorvetes inventivos nas proximidades do Beco do Batman

03 de abril de 2019 | 19:36 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Sorbet de ostra, morango com Angostura, sorvete de leite defumado, rabanada e castanha-do-pará salgado. Estas são algumas das criações da chef confeiteira Nina Piccini da Casa Piccini, que figuram ou já figuraram nos menus de alguns restaurantes da cidade, como Ryo, Cór e Tan Tan. Criados especialmente para cada casa, com ajuda dos chefs, a confeiteira arrisca combinações improváveis, feitas do zero, sem aromatizantes ou corantes artificiais.

Mil e uma cores. Sorvetes dos mais variados sabores criados pela confeiteira Nina Piccini 

Mil e uma cores. Sorvetes dos mais variados sabores criados pela confeiteira Nina Piccini  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O sorbet de ostra leva ostra fresca, escaldada e batida com os outros ingredientes. Para fazer o leite defumado, Nina tira o carvão do fogo, coloca na base artesanal de sorvete e deixa em infusão por 10 minutos antes de bater. Fica cremoso, branquinho, e com sabor marcado que lembra bacon. Esse sorvete, tomado sozinho, é para quem busca algo diferente. Mas, em uma sobremesa de restaurante, vira um ingredientes surpreendente. 

Sua fábrica butique, como chama a loja na Vila Madalena, próxima ao Beco do Batman, não é aberta para a rua. Mas é só tocar a campainha. Tem sempre alguns sorvetes frescos, que variam conforme o dia. Com sorte, você acompanha a preparação de um sorvete do zero, como foi o caso do de doce de leite, no dia da visita do Paladar

“Sorvete fresco é uma coisa completamente diferente, é como comer o pão recém saído do forno na padaria”, compara a sorveteira.

Nina Piccini. Confeiteira cria sorvetes de sabores inusitados sob demanda de chefs para restaurantes 

Nina Piccini. Confeiteira cria sorvetes de sabores inusitados sob demanda de chefs para restaurantes  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Além das combinações exóticas, Nina produz sabores mais tradicionais, valem atenção especial os sorbets, como o de abacaxi com capim-limão e goiaba, que levam 50% fruta fresca. A maioria sazonal. O de goiaba, de cor intensa e gosto intenso da fruta deve sair em breve do menu, mas um de pinhão é promessa para a próxima estação. 

Ficou com vontade de provar os sorvetes de chef? A Casa Piccini está lançando o primeiro clube de assinaturas de sorvete do Brasil. Nina já está criando sabores exclusivos e com certeza surpreendentes – pudim já é uma das promessas – só para os assinantes. Quem ficou interessando, basta entrar no site casapiccini.com.br e se inscrever, são vagas limitadas. Começa em maio.

SERVIÇO

Casa Piccini

R. Dr. José Almeida Camargo, 59, Vila Madalena

Telefone: 97088-5807

Ficou com água na boca?