Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Tradição franco-carioca

Por Rafael Tonon

04 setembro 2013 | 23:28 por redacaopaladar

Desde que chegou ao Brasil, em 1979, o chef francês Claude Troisgros trouxe com ele um legado gastronômico impossível de caber na mala: o seu sobrenome. Na França, a Maison Troisgros, fundada por seu avó em Roanne e comandada hoje por seu irmão, Michel, é um tradicional reduto da nouvelle couisine francesa, com 83 anos, 3 estrelas no Guia Michelin e 35º no ranking da Restaurant de melhores restaurantes da América Latina.

Claude Troisgros (dir.) e seu filho Thomas. FOTOS: Divulgação

Claude veio para comandar a cozinha do restaurante Le Pre Catalan, no Rio de Janeiro, e nunca mais deixou o país – nem a cidade. Trabalhou também em outras casas até fundar, há 30 anos, o Olympe, restaurante que fica no Jardim Botânico, no Rio do Janeiro, que acaba de ser eleito o ?????? da América Latina. Desde então, vem explorando ingredientes brasileiros em sua cozinha, tendo sido um dos pioneiros a utilizá-los na alta gastronomia.

“As receitas são criadas a quatro mãos, nós dois damos ideias, um complementa as criações do outro”, afirma Thomas, ressaltando que figurar na lista dos melhores da América Latina é o reconhecimento de um trabalho que começou nas origens de sua família, ainda na França. As novas gerações, segundo ele, ajudam a trazer uma nova visão de gastronomia, mais atenta às tendências da culinária contemporânea. “Nossa família tem uma tradição, que é passada pelos patriarcas aos filhos para continuar um legado que se iniciou há muitas décadas”.

SERVIÇO – Olympe

Rua Custódio Serrão, 62, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2539-4542

Site: claudetroisgros.com.br

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?