Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Um bar à vin e quatro dicas de lojas (de vinhos e utensílios) em Paris

Conheça as lojas onde os chefs compram seus materiais de cozinha e duas dicas imperdíveis de onde beber e comprar vinhos na capital francesa

04 julho 2018 | 23:16 por Patrícia Ferraz

Este pequeno roteiro de Paris inclui as lojas onde chefs do mundo todo compram panelas, facas e utensílios, a melhor loja de vinhos da cidade e um bar à vin (bar de vinhos) novinho, descolado e com uma proposta ousada. 

Bar a vin Les Petits Crus

Les Petits Crus é um bar à vin imperdível em Paris. Muito simpático, bem simples, despojado e com uma proposta divertida: casamentos de vinhos e queijos que já chegam arranjados à mesa. Queijos vêm numerados, em uma tábua, vinhos correspondentes são servidos em tubos de ensaio.

A baguete que acompanha é fresquíssima. Você pode só desfrutar das combinações (elas incluem o espetacular Brillat-Savarin com trufas, especialidade da Borgonha, com Chardonnay Ardéche IGP, casamentaço). Ou mergulhar fundo nas explicações que estão no menu, origens, métodos de preparo e região. Os vinhos são todos orgânicos, muitos biodinâmicos. Os queijos, de pequenos produtores. Os preços, ótimos. 

Onde. 13 Rue Saint-Sabin, 75011 Paris, França

Bar oferece casamento entre queijos e vinhos

Bar oferece casamento entre queijos e vinhos Foto: Les Petis Crus

 

Loja de vinhos Legrand Filles et Fils

Ótimo lugar para comprar vinhos, a Legrand Filles et Fils existe desde 1860 e tem uma das melhores seleções de vinhos franceses do mundo, o que inclui todos os grandes e emblemáticos e alguns pequenos e jovens. Tem mais de 3 mil rótulos de 350 produtores. E quem quiser pode comprar vinhos e deixar guardados lá na loja. Eles tem espaço para armazenar. A loja tem um mini restaurante, e você pode pegar o vinho nas prateleiras para tomar li. Vale mesmo só como programa.

Onde. 1 Rue de la Banque, 75002 Paris, França

Empório coleciona mais 3 mil rótulos de vinhos

Empório coleciona mais 3 mil rótulos de vinhos Foto: Cave Legrand

 

3 lojas de utensílios de cozinha

Paris tem três lojas tradicionais de utensílios de cozinha onde os chefs do mundo inteiro se abastecem. A Mora (3 Rue Montmartre) existe desde 1814. É mais voltada à confeitaria, tem todos os tipos de formas, moldes, termômetros, bisnagas, mandolines, raladores, sacos de confeitar, panelas, espátulas e chocolates. A E.Dehillerin (18-20 Rue Coquillière) é mais rústica, especializada em panelas (elas ficam amarradas e numeradas, os preços estão numa tabela) e facas, uma loja mais bagunçada e divertida. A Bovida (36 Rue Montmartre) é a mais nova, abriu em 1921. É uma rede com 28 lojas espalhadas na França, tem desde aventais e uniformes a panelas, temperos e utensílios. Elas ficam bem perto umas das outras.

Bagunçada e divertida a E.Dehillerin é especializada em panelas e facas

Bagunçada e divertida a E.Dehillerin é especializada em panelas e facas Foto: E.Dehillerin

Se quiser mais dicas para viagens gastronômicas, confira nosso roteiro e siga nosso perfil no Instagram: @paladar. Se também quiser compartilhar seus achados, use a hashtag #paladarnaestrada.

Ficou com água na boca?