Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Um campeão do mundo... dos doces

A sobremesa mais esperada do Jantar das Gerações, na noite de ontem, foi o profiterole versão 2009, criação do chef de pâtisserie Christophe Michalak, do Plaza Athénée, em Paris.

27 outubro 2009 | 21:49 por redacaopaladar

Considerado o “rei da sobremesa”, Michalak, vencedor da Copa do Mundo da Pâtisserie em 2005, contou ao Paladar na cozinha do Grand Hyatt Hotel enquanto preparava os discos de chocolate para decorar a sobremesa, que muda o cardápio de doces “segundo seu humor”.

Michalak disse que vê inspiração em tudo, nas ruas, nas vitrines e que a pâtisserie “é como uma mulher elegante, primeiro precisa interessar o olhar e, depois, encantar com seu conteúdo”.

O longo (duas dezenas de pratos) e caro (mínimo de 5 mil reais, com vinhos) jantar reuniu na cozinha chefs franceses visitantes ou residentes, e vinhos como um Bordeaux Pichon-Lalande e litros de champanhe.

Michalak faz versões anuais para algumas sobremesas, além da “safra” 2009 do profiterole, ele tem também Montblancs e Tiramisús com tiragem anual e limitada. Agora é esperar para ver os de 2010.

Ficou com água na boca?