Receitas

Receitas

DANIEL TEIXEIRA
DANIEL TEIXEIRA

Arroz doce com calda de caramelo

Aprenda a deliciosa receita de Charlô Whately

por Redação Paladar

Preparo

1Ferva 1 litro de água numa panela média e junte o arroz arbóreo. Quando levantar fervura novamente, retire da panela e escorra muito bem.
2Em outra panela média, ponha o leite e a fava de baunilha aberta em 2. Quando o leite começar a ferver, junte o arroz arbóreo escorrido e misture bem. Deixe entrar em ebulição novamente e baixe o fogo.
3Cozinhe em fogo baixo por 30 a 40 minutos. Nesta etapa, retire a fava de baunilha, junte o açúcar e uma pitada de sal. Misture bem e continue cozinhando até o arroz ficar macio com o leite incorporado. Reserve.
4Enquanto isso, prepare o caramelo. Numa panela antiaderente, coloque o açúcar e deixe derreter até ficar dourado.
5Fora do fogo, junte a manteiga em pedaços e incorpore ao açúcar rapidamente. Volte ao fogo mexendo constantemente e adicione o creme de leite fresco suavemente até obter uma mistura homogênea e o caramelo ficar bem liso.
6Para o creme inglês, bata as gemas com o açúcar até branquear. Ferva o leite com a fava de baunilha aberta e raspada.
7Despeje lentamente o leite sobre as gemas batidas mexendo sem parar. Volte ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Não deixe levantar fervura. Retire a fava e deixe esfriar.
8Na hora de servir, ponha o arroz doce, misture delicadamente o creme inglês e o chantilly. Cubra com o caramelo e, se quiser, polvilhe praliné de avelã.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?