Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Asinhas de frango no tucupi

Aprenda essa deliciosa receita de Neide Rigo

por Neide Rigo

Preparo

Para o tucupi

1Pique a macaxeira em pedaços pequenos e divida em 4 porções. Junte a água à primeira porção e bata no liquidificador até formar uma massa.
2Coe a massa num pano apertando bem (um saco de fibra sintética próprio para lavar roupas em máquinas de lavar novo faz um ótimo coador). Guarde a fibra. Use o líquido coado para bater a próxima porção. E faça isto até bater tudo.
3Deixe o líquido descansar por duas horas ou até a goma assentar. Separe o líquido, ponha numa jarra, cubra com pano e deixe fermentar em temperatura ambiente por 48 horas.
4Leve o líquido ao fogo com os temperos e deixe cozinhar por meia hora, mexendo até começar a ferver. O restante do tempo, deixe em fogo baixo. Espere esfriar, peneire e deixe na geladeira por até uma semana. Ou congele.

Dica: Um saco de fibra sintética próprio para lavar roupas em máquinas de lavar (novo, é claro) faz um ótimo coador. Tudo se aproveita: a fibra que fica no pano pode ser temperada com sal e usada para fazer os beijus, para temperar com coco, castanhas ou ervas. E a goma assentada também dá beijus.

 

Para a asinha de frango

1Tempere e asse as asinhas de frango.
2Coloque numa panela à parte o óleo e aqueça. Junte a cebola, o tomate, as pimentas, a cebolinha e o coentro picados.
3Junte 1 e 1/2 xícara de tucupi manso. Se quiser, junte pimentas ardidas. Deixe ferver.
4Ponha as asinhas de frango dentro e cozinhe por 10 minutos só para apurar o sabor. Prove o sal. Junte as folhas de coentro e sirva com arroz ou farinha.

 

Ficou com água na boca?