Paladar

Receitas

Receitas

JF Diorio|Estadão
JF Diorio|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Berinjela quase à parmegiana

Esta receita mistura ingredientes italianos com um toque árabe no recheio, e o resultado é imperdível

por Patricia Ferraz

É uma espécie de berinjela alla parmigiana, mas metida a árabe. As raízes são italianas, a berinjela ao forno, a mussarela em bolinhas e o molho de tomate. Mas o recheio é quase um babaganuche, feito apenas com berinjela defumada, azeite, sal e pimenta-do-reino (sem tahine!).

Não vou mentir: embora a receita seja muito fácil, dá um pouco de trabalho, porque você tem de preparar berinjelas de duas maneiras diferentes. As primeiras você corta em lascas e leva ao forno até dourar bem (sem ressecar) numa assadeira com azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora até dourar bem. A espessura das lascas requer atenção: se muito finas, elas grudam na assadeira e ressecam, ficam quebradiças; se muito grossas, você não vai conseguir fazer os rolinhos. Têm de ser tamanho médio, uns 3 milímetros, medidos a olho, claro. Bom, as outras berinjelas vão direto para a boca do fogão para queimar e enrugar completamente – outro ponto de atenção: tem de deixar enrugar muito, você vai virando, para queimar a berinjela todinha e assim poder tirar a pele fácil, em água fria corrente; se a pele estiver firme, fica grossa, muito grudada e não sai direito. Depois de tirar a pele toda e lavar bem, é só apertar para espremer a berinjela, passar no processador com um pouco de azeite, sal e pimenta para fazer um purê.

Bem, de resto é só fazer o molho de tomate, da maneira mais simples, rechear a berinjela assada com o purê de berinjela, colocar uma bola de mussarela mini em cada fatia, enrolar e levar ao forno com o molho de tomate.

Preparo

1Corte as pontas de três berinjelas e corte-as em fatias de espessura média. Se tiver um mandolim, fica mais fácil. Senão, use uma faca afiada.
2Ponha as fatias de berinjela numa assadeira untada com azeite e pincele azeite em cada fatia. Tempere com sal, pimenta-do-reino e asse em forno médio até dourar. Cuidado para não torrar, senão ela seca e não dá para enrolar. 
3Tire as pontas das duas berinjelas restantes, espete várias vezes com um garfo e ponha direto na boca do fogão para queimar. Vá virando as berinjelas com uma pinça grande, para queimar de todos os lados por igual (leva uns 20 minutos pelo menos, até a berinjela “murchar completamente”).
4Tire as berinjelas do fogo, ponha numa peneira sob água corrente e espere esfriar um pouco. Com as mãos, debaixo da água corrente, vá tirando a pele da berinjela. 
5Aperte bem para escorrer a água, ponha num processador, tempere com sal, pimenta e azeite e faça um purê. Reserve. 
6Tire as berinjelas do forno, recheie com uma colher farta de purê e ponha uma mussarela no centro de cada fatia. Enrole com cuidado e ponha num refratário untado com azeite. Reserve.
7Pique a cebola e refogue numa frigideira até dourar. Junte o tomate pelado picado grosseiramente. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, tempere com sal e pimenta-do-reino moída.
8Distribua o molho sobre os rolinhos de berinjela, sem encharcar.
9Leve ao forno preaquecido a 180°C por 10 a 15 minutos, até derreter a mussarela. Sirva quente, como entrada ou acompanhamento.

 

Ficou com água na boca?