Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Bolo de tâmara, nozes e passas

Confira essa deliciosa receita do livro El Sabor de México, da chef Patricia Quintana

por Patrícia Ferraz

É um pão com jeito de bolo, macio e delicado, com belo sabor de tâmaras e nozes e toque suave de especiarias. Ele bem que tem ares de festa de Natal, mas por pura coincidência – é uma receita do norte do México, que vai bem em qualquer época do ano, sozinha ou acompanhada de uma bola de sorvete de baunilha. Tirei a receita do livro El Sabor de México (Ed Noriega), da chef mexicana Patricia Quintana. Não é difícil de fazer, mas pede delicadeza na hora de misturar os ingredientes. E não tente trocar a ordem.

Preparo

1Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma de pão e cubra com papel-manteiga. Unte o papel com manteiga derretida.
2Bata as gemas até ficarem fofas e esbranquiçadas. Junte o açúcar e bata até a gema ficar firme, quase em picos.
3Em outra vasilha, ponha a manteiga derretida e as tâmaras e passas. Junte, pouco a pouco, as gemas batidas. Misture com cuidado, de baixo para cima. Reserve.
4Bata as claras em neve até formarem picos suaves. Junte metade das claras à mistura de gemas. Mexa com cuidado para misturar todos os ingredientes, sem romper a textura das claras. Reserve.
5Numa vasilha à parte combine a farinha, o cravo, a canela e o gengibre e junte às gemas, mexendo delicadamente. Adicione as outras gemas e misture suavemente.
6Ponha na fôrma untada e forrada com papel-manteiga e leve ao forno preaquecido. O bolo estará pronto quando você espetar um palito e ele sair limpo.
7Deixe esfriar, desenforme e peneire açúcar de confeiteiro por cima do bolo antes de servir.
8Sirva puro ou com sorvete de baunilha.
 

Dica da sommelière Daniela Bravin

Esse bolo combina com vinhos doces, de bom corpo e acidez perceptível, como o Quarts de Chaume 2006, do Domaine Baumard (Mistral, R$ 381). Também vai bem com o Petit Manseng Brumeire Pacherenc Du Vic Bilh Doux 2009, de Alain Brumont (Decanter R$ 173), de aromas sedutores e acidez prodigiosa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?