Paladar

Receitas

Receitas

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Chutney de Natal

Aprenda a fazer essa deliciosa receita

por Patrícia Ferraz

Este é um chutney de Natal, mas você pode fazer hoje ou amanhã e transformá-lo num chutney da primeira noite do ano – é só cortar um pão ao meio, pegar umas fatias da sobra da carne de porco obrigatória na ceia de réveillon e colocar uma colherada do chutney. Ele leva todas as frutas passas natalinas, além de maçã e cebola cortadas em cubos, especiarias e um toque de conhaque.

Melhora com o tempo, mas até a semana que vem dá para pegar um gostinho… Só não esqueça de esterilizar o pote: ponha água para ferver numa panela grande, mergulhe o pote ali, deixe alguns minutos, tire (com uma pinça grande), escorra e ponha o chutney nele enquanto ainda estiver quente. Fica excelente com embutidos e defumados em geral.

Preparo

1Descasque e corte as maçãs e as cebolas em cubos pequenos. Reserve.
2Pique as tâmaras e as ameixas. Reserve.
3Ponha o açúcar mascavo numa panela grande, aqueça mexendo para derreter e junte as maçãs e cebolas; misture.
4Adicione as frutas secas, as especiarias e o vinagre; mexa com uma colher de pau até misturar tudo muito bem. Quando ferver, pare de mexer.
5Cozinhe por uma hora e meia mais ou menos, até a hora que você passar a colher e o fundo da panela aparecer.
6Desligue o fogo, ponha o conhaque, misture. Espere 10 a 12 minutos e passe o chutney para o pote previamente esterilizado.
7Cubra a boca do pote com uma folha de papel-manteiga, tampe, aperte bem e guarde em lugar fresco, longe da luz, até a hora de usar.

 

Dica da sommelière Daniela Bravin

Recomendo o delicioso vinho Gewurztraminer Clos Windsbuhl 2007 (De La Croix, R$ 375). Extremamente persistente e longo, um vinho de muita classe. Desejo a todos um 2015 repleto de excelentes brindes. Saúde!

Ficou com água na boca?