Paladar

Receitas

Receitas

JF Diorio|Estadão
JF Diorio|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Cocotte de purê de batata com ovo mole da Ruth Reichl

Um prato que é praticamente um abraço comestível

por Patrícia Ferraz

Esta é a primeira receita do livro que “salvou a vida” da escritora americana Ruth Reichl, My Kitchen Year – 136 Recipes that Saved my Life. Arrasada com o fechamento repentino da revista Gourmet, que dirigia há uma década, a autora de best-sellers e ex-crítica de restaurantes do New York Times, que se disfarçava de diferentes personagens para não ser reconhecida nos restaurantes, se fechou na cozinha durante um ano.

O.k., a cozinha dela é espetacular, com as paredes de vidro voltadas para um gramado e verde a perder de vista. Mas isto não vem ao caso. O fato é que, além de encontrar consolo nas panelas, ela transformou a experiência em um belo livro, que apresenta as receitas conforme as estações do ano. Não por acaso, a seleção começa com este purê de batatas com ovo mole por cima – é praticamente um abraço comestível. Absolutamente reconfortante. 

Ruth põe creme fraîche sobre o ovo, antes de assar, mas não precisa. Mudei também o tempo de forno: ela recomenda assar em banho-maria por oito minutos, não deu nem para deixar as claras brancas. Assei por 25 minutos (cuidando para não endurecer a gema) e ficou perfeito, com a clara branquinha e a gema mole. Coroado com flor de sal e pimenta-do-reino moída na hora, é um prato viciante.

Preparo

1Descasque e cozinhe as batatas com uma colher (sopa) de sal, até que estejam macias. 
2Escorra e amasse as batatas com manteiga (ou ponha no processador). Tempere.
3Distribua o purê em quatro potes refratários individuais.
4Quebre os ovos, um a um, numa vasilha, e ponha cada ovo sobre o purê em um refratário. 
5Ponha os refratários numa assadeira, despeje água quente na assadeira (não encha muito). Asse em banho-maria por uns 20 a 25 minutos. 
6Tire do forno, tempere com flor de sal e pimenta-do-reino e sirva quente, no refratário. 

 

Ficou com água na boca?