Paladar

Receitas

Receitas

ALEX SILVA
ALEX SILVA

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Crostone de cogumelos

Os cogumelos dão um toque especial às fatias de pão torradas

por Patrícia Ferraz

Crostino e crostone têm o mesmo princípio: são fatias de pão torradas com coberturas diversas. Só muda o tamanho. O crostino é menor, geralmente mais delicado, feito com fatias pequenas de pão. Já o crostone é quase um sanduíche aberto quente. Esta é uma receita italiana caseira de crostone típico de outono, feita com cogumelos. Dá um pouquinho de trabalho fazer o creme – coisa de 15 minutos ao todo –, mas compensa.

Preparo

1Lave e seque os cogumelos paris. Separe 3 ou 4 e corte em fatias. Pique os cogumelos restantes. Pingue um pouco de suco de limão. Reserve
2Corte a cebola em fatias bem finas e reserve.
3Derreta 20g de manteiga numa frigideira, refogue a cebola por 5 minutos, junte os cogumelos picados, mexendo. Cozinhe mais 5 minutos. Tire do fogo.
4Transfira o refogado de cogumelos para uma vasilha e, na mesma panela, derreta 40g de manteiga, adicione a farinha e cozinhe, mexendo. Vá adicionando o leite pouco a pouco, misturando para incorporar tudo. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Tire do fogo, reserve.
5Misture as gemas e o creme de leite e despeje no creme que ficou na panela. Mexa. Adicione os cogumelos refogados, o queijo ralado, o sal e a pimenta.
6Derreta a manteiga restante numa frigideira e refogue as fatias de cogumelos por aproximadamente um minuto. Tire os cogumelos e, na mesma frigideira, toste as fatias de pão, apenas do lado do miolo.
7Espalhe um pouco do creme de cogumelos sobre cada fatia de pão, decore com as lâminas de cogumelos e sirva quente.

 

Ficou com água na boca?