Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Cuscuz de abóbora, pupunha e berinjela

Aprenda essa deliciosa receita de Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia

por Redação Paladar

Preparo

1Tempere a berinjela com sal e coloque em uma peneira sobre uma vasilha. Sobre a berinjela, ponha um peso.
2Aqueça o forno (180°C). Unte uma assadeira com azeite e asse os cubos de cabotchá temperada com sal e 1 colher (sopa) de azeite. Quando macios e dourados, retire do forno. Faça o mesmo com a berinjela.
3Cozinhe os cubos de pupunha em água com sal e gotas de limão, até ficarem macios.
4Misture a farinha e a tapioca, esfregue entre as mãos para desfazer os flocos. Aos poucos, acrescente o caldo com um pouco de sal até obter uma farofa grossa.
5Aqueça três colheres de azeite em uma panela e refogue o alho, a cebola, a pimenta e o pimentão até murcharem. Junte os tomates e refogue. Desligue o fogo.
6Misture, na própria panela, o tomate, o pimentão, a abóbora, a berinjela, o palmito, metade das azeitonas, metade da salsinha e da cebolinha picadas, as raspas de limão. Junte a farinha umedecida e misture. Tente deixar bem aerado: a mistura vai ser finalizada no vapor, é preciso haver leveza para que ele passe pela massa.
7Unte a parte perfurada de uma cuscuzeira com azeite, coloque a mistura, espalhando, sem apertar. Encaixe sobre a panela com a água fervente, tampe e cozinhe o vapor sair pelas frestas. Desligue o fogo e aguarde alguns minutos.
8Desenforme e decore com o restante das azeitonas, os ovos cozidos cortados em 4 e salpique o cheiro verde. Sirva morno.

Ficou com água na boca?