Paladar

Receitas

Receitas

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Empanadas colombianas

Essa receita foi ensinada por Dagoberto Torres na aula "Milho e Maíz" durante o 8º Paladar Cozinha do Brasil

por Redação Paladar

Preparo

1Coloque a canjica e a água em uma panela de pressão. Espere pegar pressão e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até que fique macia. Escorra para tirar o excesso de água e deixe esfriar.
2Passe a canjiquinha por um moedor e amasse a mistura com as mãos. Junte o açafrão-da-terra e o sal e trabalhe a massa por mais alguns minutos, até que o milho libere o amido e a massa fique mais elástica.
3Para fazer o recheio, cozinhe as batatas com casca em água fervente e sal. Descasque e amasse as batatas em um tigela e reserve.
4Enquanto isso, em outra panela, cubra a carne com água e cozinhe com 2 talos de cebolinha, 1 dente de alho e sal a gosto até que a carne fique bem macia (pode ser feito também na panela de pressão). Retire a carne da panela, desfie e reserve o caldo.
5Corte bem fino a cebolinha, o tomate e os 3 dentes de alho restantes. Aqueça uma frigideira em fogo baixo, acrescente o óleo e refogue os vegetais por 15 minutos. Adicione 1 xícara do caldo do cozimento da carne e retire do fogo.
6Misture a carne, a batata cozida amassada e o refogado e prove para acertar o sal. Reserve.
7Para montar as empanadas, abra uma sacola plástica na metade, coloque uma bolinha de massa no meio, dobre a sacola sobre ela e abra a massa com um rolo, até obter um disco uniforme, com espessura de aproximadamente 2 mm. Tire a massa do plástico, coloque um pouco de recheio no centro, dobre formando uma meia lua e sele as laterais com a ajuda de um aro ou copo.
8Em uma panela funda, aqueça o óleo e frite as empanadas até ficarem crocantes e douradas.

 

Ficou com água na boca?