Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Lentilha com bacon

A lentilha muitas vezes só é lembrada nas festas de fim de ano, mas com essa receita dá para aproveitá-la o ano todo

por Patrícia Ferraz

Vi o chef francês Erick Jacquin preparando este prato na cozinha do extinto Café Antique, uma vez que entrei lá para fazer uma reportagem.

O chef estava no fogão fazendo a lentilha para uma mesa de gourmets que tinham acabado de fazer uma degustação de vinhos e estavam almoçando. Jacquin me deu uma colherada para provar. A lentilha estava espetacular: úmida sem ter molho, bem cozida porém durinha, e com sabores que se combinavam perfeitamente. Corri para casa para tentar fazer igual – a do Jacquin é incomparável, evidentemente –, mas esta receita é bem boa, experimente.

O prato fica melhor quando preparado com a lentilha francesa verde du puy – que é pequena, tem sabor delicado e textura suave. Deve ser cozida al dente, para ficar firme, íntegra. Mas é cara e mais difícil de encontrar. A boa notícia é que o prato fica ótimo também com a lentilha comum. Só não deixe juntar molho.

Lentilha inspirada no prato do chef francês Erick Jacquin

Lentilha inspirada no prato do chef francês Erick Jacquin Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Preparo

1Cozinhe a lentilha em água com sal, até ficar al dente. Escorra e reserve.
2Refogue o bacon numa frigideira com um pouco de azeite (não é para ficar crocante), junte a cebola e deixe dourar. Coloque metade do vinho e deixe evaporar bem.
3Junte a lentilha cozida, deixe que os grãos cozinhem uns cinco minutos. Coloque a outra metade do vinho e deixe reduzir um pouco.
4Tempere com pimenta-do-reino a gosto.
5Quando estiver pronto, coloque a salsinha e mexa. Sirva quente como acompanhamento de carnes.

 

​Dica da sommelière Daniela Bravin 

“Apesar da má fama, recomendo um lambrusco, que faz excelente combinação de porco e lentilha, mas nem pense num vinho doce. A dica é o Lambrusco di Sorbara DOC Vecchia Modena Premium (R$ 73, na Casa Flora, tel. 2842-5199), seco e bastante adstringente. Vinho da região da Emilia-Romana também chamada de “la grassa” (a gorda) é perfeito com embutidos de porco.

Ficou com água na boca?