Paladar

Receitas

Receitas

Reprodução
Reprodução

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Molho de tomate, cebola e manteiga da Marcella Hazan

Aprenda a fazer esse delicioso molho que está no livro Genius Recipes

por Patrícia Ferraz

Este molho de tomates da Marcella Hazan me criou um problema. Há anos minha receita preferida de molho de tomates é a do filho da Marcella, Giuliano Hazan. Sinônimo de cozinha mediterrânea vigorosa, perfumada, leva só tomates frescos maduros, sem pele e sem sementes, rapidamente refogados com azeite, alho (uso bem menos do que ele sugere) manjericão e sal. É fácil e tem impressionante frescor.

Acontece que na semana passada testei o molho de tomates da Marcella (que está no livro Genius Recipes), completamente diferente: os tomates são refogados na manteiga e cozinham por cinquenta minutos em fogo baixo, apenas com uma cebola grande cortada ao meio. Facílimo. Divino. Reconfortante.

Resolvi fazer os dois para comparar e fui conferir a receita exata no livro de Giuliano, A Autêntica Cozinha Italiana (Manole). Faço há tanto tempo que adaptei as medidas à minha panela e quantidade. E só aí percebi que o tal molho genial da Marcella também está no livro dele, apresentado como um dos molhos mais simples e saborosos da cozinha italiana – a receita é incrível, tem apenas dois passos. E eu nunca havia reparado nela… Fiz as duas e resolvi: de agora em diante vou alterná-las. Ou talvez deixar a do Giuliano para o verão e a da Marcella para o inverno.

Preparo

1Ponha os tomates numa panela, adicione a manteiga, a cebola e o sal. Cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada, por 50 minutos, ou até o molho engrossar. Mexa para não grudar no fundo.
2Ajuste o sal, descarte a cebola. Sirva com a massa de sua preferência.

 

A RECEITA DE GUILIANO (molho de tomate rápido)

Ingredientes: 75 ml de azeite extravirgem; 3 colheres (sopa) de alho cortado em fatias bem finas; 1 kg de tomates frescos maduros, sem pele e sem semente; 4 colheres (sopa) de pimenta malagueta em flocos; 1 colher (sopa) de folhas de manjericão; sal a gosto

1Corte os tomates em lascas grossas.
2Ponha o azeite e o alho numa frigideira e refogue até o alho começar a chiar. Junte os tomates, refogue por cinco ou seis minutos. Tempere.

Ficou com água na boca?