Paladar

Receitas

Receitas

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

Ovos benedict

Aprenda a receita de Wagner Rezende, chef do Parigi

por Redação Paladar

Preparo

1Faça primeiro o molho holandês. Bata vigorosamente as gemas e o suco de limão em uma tigela de aço inox até a mistura engrossar e dobrar de volume.
2Coloque a tigela sobre uma panela com água quase fervendo (banho-maria), de modo que a água não encoste no fundo da tigela. Continue batendo rapidamente. Tenha cuidado para não deixar os ovos ficarem quentes demais, senão vão virar ovos mexidos.
3crescente a manteiga e continue batendo até a manteiga derreter, o molho engrossar e dobrar de volume.
4Tire do calor, adicione sal e pimenta. Tampe e coloque em um local quente até a hora de usar com os ovos. Se o molho engrossar demais, bata novamente com algumas gotas de água morna antes de servir.
5Para os ovos, encha uma frigideira antiaderente de 25 cm até a metade com água. Acrescente vinagre branco à água de cozimento – isso faz com que a clara do ovo cozinhe mais rápido e não se espalhe.
6Deixe ferver. Quebre um dos ovos em uma tigela pequena, tomando cuidado para não furar a gema.
7Aproxime cuidadosamente a borda da tigela à água, deixando que um pouco da água escorra para dentro da tigela.
6Deixe que o ovo escorregue para fora da tigela e vá para dentro da água. Repita rapidamente com os ovos restantes. Diminua o fogo.
7Cozinhe durante três minutos e meio, até a clara do ovo cozinhar e a gema permanecer mole. Pegue os ovos com uma escumadeira, deixando a água escorrer.
8Coloque uma fatia de salmão defumado sobre cada metade de pão de forma, seguida por um ovo poché. Tempere com sal e pimenta. Coloque o molho holandês sobre os ovos. Enfeite o prato com salsa.

 

Ficou com água na boca?