Para saber todas as dicas para fazer uma panqueca perfeita, siga este guia.
1Preaqueça o forno a 160°C. Misture o leite ao suco de limão e deixe descansando por 10 minutos - você também pode substituir essa mistura por uma combinação de 400 ml de iogurte desnatado e 200 ml de leite desnatado.
2Incorpore os ingredientes secos em uma tigela e, com um batedor ou um garfo, faça um buraco no meio. Despeje aí o leite com limão e quebre os ovos por cima. Acrescente a manteiga derretida. Comece mexendo no centro, misturando tudo, aumentando aos poucos os círculos até obter uma massa homogênea. Não bata demais (caroços são normais).
3Acrescente a banana à massa, que pode ficar na geladeira até uma hora antes de ser usada.
4Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e deixe aquecer cinco minutos. Despeje uma colher (sopa) de óleo, aumente para uma intensidade média e despeje 1/3 de xícara de massa (use uma xícara-medida). Se você estiver usando uma chapa de ferro e ela for grande o suficiente, repita a operação mais uma ou duas vezes, tomando cuidado para não exagerar.
5Vire as panquecas quando a massa começar a borbulhar e o fundo já estiver dourado (de 2 a 4 minutos). Frite até que ambos os lados estejam levemente escuros. Coloque-as em uma forma e mantenha no forno até a hora de servir.
A panqueca perfeita é fofinha e tem sabor equilibrado. Comece separando os utensílios necessários: uma tigela grande, um batedor ou garfo, uma espátula e uma frigideira rasa e de fundo reto. Preaqueça o forno a 160ºC. Misture 2 e 1/2 xícaras de leite integral a 2 e 1/2 colheres (sopa) de suco de limão e deixe essa mistura descansando por 10 minutos.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
Massa
Misture os ingredientes secos: 2 xícaras de farinha de trigo + 3 colheres (sopa) de açúcar + 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó + 1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio + 1 e 1/4 de colher (chá) de sal. Faça um buraco no meio e despeje os líquidos: a mistura de leite e suco de limão, 2 ovos e 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida. Misture em círculos até ficar homogêneo - mas não exagere, caroços são normais.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
Para a frigideira
Leve uma frigideira antiaderente rasa ao fogo baixo e deixe aquecer cinco minutos. Despeje uma colher (sopa) de óleo, aumente o fogo para uma intensidade média e despeje 1/3 de xícara de massa (use uma xícara-medida). Todas as dicas estão aqui.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
Use óleo
A maioria acha que o certo é usar manteiga para fritar, mas não é. Experimente um óleo neutro, com ponto de fumaça bem alto, tipo soja ou canola. Se quiser um sabor mais sutil, que lembra nozes, vá de óleo de coco.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
Douradinhas
Vire as panquecas quando a massa começar a borbulhar e o fundo já estiver dourado (de 2 a 4 minutos). Frite até que ambos os lados estejam levemente escuros. Coloque-as em uma forma e mantenha no forno até a hora de servir. A receita na íntegra está aqui.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
Manteiga e maple syrup
Para cobrir as panquecas quentinhas, manteiga, maple syrup, frutas frescas, castanhas, geleias, caldas e chantilly são sempre boas pedidas. Veja mais sugestões aqui.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
Diferentes sabores
Também é possível colocar diferentes ingredientes dentro da massa: frutas vermelhas, banana, pedacinhos de chocolate, raspas de gengibre, de laranja ou limão e especiarias, como canela, cardamomo e noz-moscada. Dica: no caso de frutas como o mirtilo, misture uma colher de sopa de farinha de trigo com as frutas antes de misturá-las à massa.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
De fubá com mirtilo
Quer tentar novos sabores? Nessa receita, fubá e farinha de trigo se combinam para criar uma textura incrível (mas o principal truque é cobrir as frutinhas com farinha antes de elas irem para a massa). Veja a receita.
Foto: Karsten Moran/The New York Times
De coco e banana
Farinha de coco e bananas na massa criam panquecas cremosas e com sabor interessante. Veja a receita.