Paladar

Receitas

Receitas

Roberto Seba
Roberto Seba

Pão Petrópolis

Essa receita foi apresentada por Rogério Shimura na aula "Cesta de pães daqui" durante o 8º Paladar Cozinha do Brasil

por Redação Paladar

Preparo

1Coloque na batedeira própria para pão a farinha de trigo, o açúcar, o melhorador e o leite em pó. Bata na velocidade 1. Você também pode misturar os ingredientes com a mão.
2Adicione 90% do total de água e continue batendo na velocidade baixa. Junte o fermento e o restante do líquido aos poucos. Se estiver usando as mãos, continue misturando para incorporar os ingredientes.
3Quando a água e o fermento estiverem incorporados, coloque o sal a aumente a velocidade da batedeira para o nível 4. Adicione a manteiga e continue batendo até atingir o ponto de véu. Caso esteja trabalhando a massa com as mãos, sove com mais intensidade até atingir o ponto indicado.
4Retire a massa da batedeira e divida a massa em duas partes iguais. Deixe descansar por 20 minutos na bancada.
5Unte e enfarinhe duas assadeira de pão de forma. Abra cada uma das massas, enrole como se fosse um rocambole e coloque-as na forma. Deixe fermentar por 90 minutos.
6Enquanto isso, misture os ingredientes da decoração em um tigela até ficar com um aspecto de farofa.
7Quando a fermentação estiver na metade do tempo (45 minutos), pincele o topo dos pães com o ovo batido e salpique a cobertura por cima. Deixe fermentar novamente até completar o restante do tempo.

 

Ficou com água na boca?