Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Pão rústico com ervas

A receita é da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda

por Redação Paladar

Preparo

1Dissolva numa tigela grande o fermento e o açúcar na água, junte 1/2 xícara de farinha e deixe descansar por 15 minutos.
2Aqueça 4 colheres (sopa) do azeite em uma frigideira, doure a cebola, adicione o alho, acrescente as ervas picadas, o sal e a pimenta.  Retire do fogo e deixe amornar por uns 5 minutos.
3Coloque o refogado de cebola e ervas na tigela com a massa, adicione o restante do azeite, o queijo e vá adicionando mais farinha e trabalhando até obter uma massa lisa, que se solte das mãos. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa repousar por 3 horas.
4Unte com azeite uma fôrma grande para bolo inglês.
5Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha, achate com as mãos até conseguir um quadrado de espessura uniforme e com o comprimento da fôrma. Enrole a massa como um rocambole, feche o lado da abertura apertando com a ponta dos dedos e coloque na fôrma a abertura para baixo.
6Deixe a massa crescer por mais 90 minutos na forma. Pré-aqueça o forno (180°C).
7Polvilhe a superfície da massa com um pouco de farinha e leve ao forno.
8Diminua, após 15 minutos, a temperatura do forno para 160°C e asse por mais 40 minutos, até que o pão esteja dourado em cima e nas laterais.
9Retire do forno, aguarde 5 minutos, desenforme e espere 30 minutos antes de fatiar. Se quiser, asse o pão na véspera e aqueça no forno por uns 10 minutos na hora de servir.

 

Ficou com água na boca?