Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Pão rústico com ervas

A receita é da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda

por Redação Paladar

Preparo

1Dissolva numa tigela grande o fermento e o açúcar na água, junte 1/2 xícara de farinha e deixe descansar por 15 minutos.
2Aqueça 4 colheres (sopa) do azeite em uma frigideira, doure a cebola, adicione o alho, acrescente as ervas picadas, o sal e a pimenta.  Retire do fogo e deixe amornar por uns 5 minutos.
3Coloque o refogado de cebola e ervas na tigela com a massa, adicione o restante do azeite, o queijo e vá adicionando mais farinha e trabalhando até obter uma massa lisa, que se solte das mãos. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa repousar por 3 horas.
4Unte com azeite uma fôrma grande para bolo inglês.
5Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha, achate com as mãos até conseguir um quadrado de espessura uniforme e com o comprimento da fôrma. Enrole a massa como um rocambole, feche o lado da abertura apertando com a ponta dos dedos e coloque na fôrma a abertura para baixo.
6Deixe a massa crescer por mais 90 minutos na forma. Pré-aqueça o forno (180°C).
7Polvilhe a superfície da massa com um pouco de farinha e leve ao forno.
8Diminua, após 15 minutos, a temperatura do forno para 160°C e asse por mais 40 minutos, até que o pão esteja dourado em cima e nas laterais.
9Retire do forno, aguarde 5 minutos, desenforme e espere 30 minutos antes de fatiar. Se quiser, asse o pão na véspera e aqueça no forno por uns 10 minutos na hora de servir.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?