Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Pilaf metido

Aprenda a fazer esse delicioso complemento

por Patrícia Ferraz

Este é um jeito simples e rápido de transformar os sete grãos num prato interessante. Fica incrivelmente saboroso, a ponto de fazer você esquecer que é um complemento. Este da foto foi feito com uvas-passas, mas você pode usar outras frutas passas, como pera ou damasco, ou os ingredientes que preferir – já fiz e fica excelente com brócolis ou shiitake.

A Carla Pernambuco e a Carolina Brandão servem no Las Chicas uma versão excelente, que leva cenouras e avelãs tostadas. Pode ser servido quente ou em temperatura ambiente e vai muito bem com peixes, aves e carnes.

Preparo

1Cozinhe os grãos na água com o sal. Reserve.
2Aqueça o azeite numa frigideira. Refogue a cebola com o alho-poró. Adicione a passa de fruta (ou o brócolis cozido, ou ainda shiitake cru), deixe refogar uns 2 minutos.
3Junte os grãos já cozidos, mexa bem, salpique a salsinha e sirva morno ou em temperatura ambiente.

 

SOMMELIÈRE RECOMENDA

Para acompanhar este pilaf, a sommelière Daniela Bravin escolheu um branco brasileiro da D.O. Vale dos Vinhedos, o Pizzato Chardonnay Legno 2012 (R$ 71, na winexpress.com.br). “É um vinho que passa por madeira (sem excessos), tem boa intensidade aromática e, na boca, uma gostosa acidez. Além de uma agradável untuosidade.”

Ficou com água na boca?