Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Pilaf metido

Aprenda a fazer esse delicioso complemento

por Patrícia Ferraz

Este é um jeito simples e rápido de transformar os sete grãos num prato interessante. Fica incrivelmente saboroso, a ponto de fazer você esquecer que é um complemento. Este da foto foi feito com uvas-passas, mas você pode usar outras frutas passas, como pera ou damasco, ou os ingredientes que preferir – já fiz e fica excelente com brócolis ou shiitake.

A Carla Pernambuco e a Carolina Brandão servem no Las Chicas uma versão excelente, que leva cenouras e avelãs tostadas. Pode ser servido quente ou em temperatura ambiente e vai muito bem com peixes, aves e carnes.

Preparo

1Cozinhe os grãos na água com o sal. Reserve.
2Aqueça o azeite numa frigideira. Refogue a cebola com o alho-poró. Adicione a passa de fruta (ou o brócolis cozido, ou ainda shiitake cru), deixe refogar uns 2 minutos.
3Junte os grãos já cozidos, mexa bem, salpique a salsinha e sirva morno ou em temperatura ambiente.

 

SOMMELIÈRE RECOMENDA

Para acompanhar este pilaf, a sommelière Daniela Bravin escolheu um branco brasileiro da D.O. Vale dos Vinhedos, o Pizzato Chardonnay Legno 2012 (R$ 71, na winexpress.com.br). “É um vinho que passa por madeira (sem excessos), tem boa intensidade aromática e, na boca, uma gostosa acidez. Além de uma agradável untuosidade.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?