Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Queijo quente com cebola agridoce

Para dar novos ares ao clássico da comida-conforto

por Redação Paladar

É impossível determinar quem foi o primeiro a colocar queijo entre duas fatias de pão e levar ao fogo até o queijo derreter. Mas a versão feita com pão de forma e queijo industrializado nasceu nos anos 1920 nos Estados Unidos, junto com a invenção do pão vendido em fatias no supermercado. Este da foto leva mostarda dijon e a cebola agridoce – o segredo é fogo baixo e queijo ralado.

Preparo

1Corte a cebola em fatias finas e refogue-a em azeite, mexendo, por 5 minutos, até amolecer. Ponha o açúcar mascavo e continue mexendo até caramelizar. Acrescente o sal e o vinagre balsâmico e misture até o vinagre reduzir, cerca de 2 minutos. Tempere com pimenta e ajuste o tempero. Transfira a cebola para um pote e não lave a frigideira. Espalhe a manteiga no pão (de um dos lados) e a mostarda do outro lado.
2Leve a frigideira ao fogo baixo, ponha uma fatia de pão com a manteiga para baixo. Cubra com metade do queijo ralado, a cebola e o restante do queijo. Feche o sanduíche, com a outra fatia de pão (manteiga para cima)

Deixe dourar por dois minutos e vire o sanduíche para dourar do outro lado até o queijo derreter. Ponha num prato e sirva quente.

Ficou com água na boca?