Paladar

Receitas

Receitas

 
 

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Salada de outono

Receita inspirada no salade forestière do La Casserole, da Marie-France Henry

por Patrícia Ferraz

Faço esta salada inspirada na salade forestière do La Casserole, da Marie-France Henry. A do restaurante leva shimeji e shiitake quentes, nozes e amêndoas, além das folhas. E certamente foi assim que repeti a receita lá em casa nas primeiras vezes, até que, quando me dei conta, a versão que eu preparava era particular, com folhas variadas, nozes-pecã, shiitake refogado no azeite e temperado com sal e pimenta; e bastante dill, que é o que deixa o prato com sabor de outono. Bom, uma boa salada tem de ter folhas bem frescas, crocantes – sequinhas. E esta aqui exige um cuidado extra: os shiitakes e o molho só devem ser misturados às folhas na hora de servir, para não murchá-las.

Preparo

1Misturar os ingredientes do molho adicionando azeite aos poucos, com fuet. Reservar.
2Lavar e secar bem as folhas. Rasgar grosseiramente com as mãos. Reservar.
3Aquecer uma frigideira e colocar as nozes picadas para tostar rapidamente. Reservar.
4Numa frigideira com uma colher de azeite, refogar os shiitakes, já cortados em lascas. Adicionar a salsinha.
5Misturar as folhas, o dill e regar com molho, mexendo bem. Salpicar as nozes e juntar os shiitakes mornos. Servir em seguida.

Dica de Marcel Miwa

Nozes, cogumelos e iogurte pedem brancos com alguma estrutura. Breve passagem por carvalho ou a guarda em garrafa ajudam com maciez e complexidade. Vale provar a salada com o alsaciano Domaine Sylvie Spielmann Pinot Blanc 2008 (R$ 85, na De la Croix, tel. 3034-6214) ou o siciliano Planeta Chardonnay 2007 (R$ 215,90, na Todovino, tel. 2602-7266).

Ficou com água na boca?