Paladar

Receitas

Receitas

Salmão curado com erva-doce

Aprenda a receita de Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia

por Redação Paladar

Receita de salmão curado com erva-doce

Receita de salmão curado com erva-doce Foto: Roberto Seba|Estadão

Preparo

1Limpe o salmão, retirando as espinhas, os cantos mais gordurosos (esbranquiçados) e a escama, se houver. Divida a peça em duas partes e ponha em uma assadeira com a pele para baixo.
2Regue com o arak e deixe penetrar por dois minutos. Faça o mesmo com o limão.
3Misture o açúcar, o sal, as sementes de erva-doce e a pimenta-do-reino. Reserve metade dessa mistura.
4Usando a outra metade da mistura, tempere os dois filés do  peixe, pressionado de leve para aderir bem à superfície.
5Coloque metade das folhas de erva-doce (sem talos mais grossos) em um dos pedaços de salmão. Deite com cuidado o outro pedaço sobre essas folhas, deixando a pele voltada para fora e a carne para dentro.
6Embrulhe em papel-manteiga e recoloque em uma assadeira. Coloque outro recipiente por cima do peixe, adicionando pesos (como pacote fechado de açúcar) para pressionar o peixe. Deixe na geladeira por um dia.
7Retire o papel e as folhas de erva-doce e descarte. Escorra o líquido que se formou no recipiente e descarte. Raspe o peixe com uma colher para tirar o excesso de tempero.
8Tempere novamente os filés com a mistura da cura reservada (passo 3). Cubra um filé com as folhas de erva-doce, ponha outro por cima, embrulhe, ponha o peso por cima, e mantenha na geladeira por mais 24 horas.
9Desembrulhe o salmão e descarte as folhas. Raspe o excesso de pimenta, lave e seque com papel toalha. Pincele os filés com azeite. Corte fatias finas (verticalmente) com faca bem afiada.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?