Paladar

Receitas

Receitas

FELIPE RAU
FELIPE RAU

Shawarma

Aprenda a fazer o popular sanduíche com pão sírio

por Redação Paladar

Shawarma é a forma de preparo de vários tipos de carne no espeto giratório e fatiada para rechear sanduíches. Popular na culinária levantina, é servido com pão sírio, pepino e tomate picados. Em Jerusalém, que inspirou esta receita, Yotam Ottolenghi conta que é comum rechear o sanduíche também

com batatas fritas.

Preparo

Para a carne:

1Ponha uma frigideira no fogo alto com pimenta, cravo, cardamomo, cominho e anis. Mexa por alguns segundos. Transfira para um pilão e triture.
2Faça uma pasta, em uma tigela, com os temperos triturados, canela, noz-moscada, páprica, gengibre ralado, alho, coentro, suco de limão e azeite.
3Ponha o cordeiro em uma assadeira com a gordura virada para cima. Faça furos com uma faca. Espalhe a pasta de temperos por cima, massageando. Cubra com papel alumínio e deixe na geladeira por cerca de duas horas ou de um dia para o outro.
4Leve o cordeiro ao forno preaquecido a 160°C por aproximadamente 4 horas. Asse por 30 minutos destampado. Ponha uma xícara de água fervente no fundo da assadeira, tampe a carne com alumínio e vá regando a cada hora, acrescentando água ao longo do cozimento quando necessário. Tire do forno, deixe descansar por 10 minutos e parta em fatias finas.

Molho e montagem:

1Misture os ingredientes do molho. Espalhe metade do molho no fundo do pão folha, cubra o centro com fatias de cordeiro e espalhe o restante do molho por cima. Enrole, embrulhe com papel manteiga e sirva.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?