Paladar

Receitas

Receitas

DANIEL TEIXEIRA
DANIEL TEIXEIRA

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sopa de cebola

Aprenda a fazer a clássica sopa francesa

por Patrícia Ferraz

A sopa gratinada de cebola é uma especialidade lionesa, mas ficou famosa em Paris, onde virou um clássico de fim de noite. Era servida na madrugada no mercado de Les Halles (que fechou em 1970), o que transformou o lugar em ponto de encontro de artistas, boêmios e intelectuais. Por anos foi moda também na Ceasa em São Paulo. Há dezenas de maneiras de prepará-la – cebola em fatias ou picadas, pão no topo ou no fundo, com ou sem vinho… Esta tem um truque que a deixa mais leve: as cebolas são assadas antes de ir para a panela.

Preparo

1Ponha as cebolas numa assadeira com o vinho branco e duas colheres de manteiga. Asse até amolecer bem.
2Derreta a manteiga restante com o azeite numa caçarola grande o suficiente para conter o caldo. Junte as cebolas, a pitada de açúcar e refogue mexendo sempre, para caramelar. Tempere com sal e pimenta, adicione as folhas de louro. Refogue mais um pouco e junte o caldo de galinha e o vinho do porto.
3Torre as fatias de pão (sem deixar escurecer), enquanto a sopa ferve, por uns 15 minutos, Tire do forno (deixe o forno ligado, aquecido). Passe uma camada fina de mostarda na torrada e cubra com o queijo gruyère ralado.
4Desligue o fogo, descarte o louro e transfira a sopa para travessas individuais que possam ir ao forno. Sobre cada uma ponha uma torrada.
5Leve ao forno a sopa com a torrada por 10 minutos, até derreter o queijo. Sirva em seguida com torradas extras à parte, se quiser.

 

GLUPT! recomenda:

Um chardonnay como o Pizzato Legno (R$ 63, no Vinhos e Vinhos), ou o Zuccardi Série A Chardonnay – Viognier 2011 (R$ 65, na Ravin).

Ficou com água na boca?