Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sorvete com calda de balsâmico e morango

Junte a doçura e o aroma do morango à acidez do balsâmico e tenha uma irresistível sobremesa

por Patrícia Ferraz

Morango e vinagre balsâmico vão sempre bem juntos, mas nesta calda eles se envolvem de maneira particularmente deliciosa, realçando o sabor um do outro. A acidez delicada do vinagre soma-se à do morango, e ele ainda empresta delicada doçura ao conjunto, especialmente depois de fervido e reduzido à textura de xarope. O fato é que, contrariando todas as teorias de que não se deve ferver o balsâmico, esta calda dá muito certo. Sobre o sorvete de creme (ou, se quiser sofisticar, sobre uma porção de fromage blanc fresco geladinho), ela compõe uma sobremesa surpreendente, com pouco açúcar e sabor complexo. A receita está no livro Modern Sauces, de Martha Holmberg, sem edição em português. É fácil e rápida de preparar, do tipo que dá para improvisar quando você quiser aproveitar aquela caixinha de morangos que está na geladeira. Só não vale usar extrato de baunilha ruim.

Irresistível sorvete com calda de balsâmico e morango

Irresistível sorvete com calda de balsâmico e morango Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Preparo

1Lave e seque os morangos e corte-os em oito partes, no sentido vertical. Ou corte-os como preferir.
2Ponha o vinagre balsâmico, o açúcar e o sal numa panela de tamanho médio; mexa para misturar bem os ingredientes e deixe ferver por um ou dois minutos, até virar um xarope leve.
3Junte o morango, mexa cuidadosamente e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos. Ele tem de amolecer levemente, sem desmanchar.
4Tire do fogo, adicione o extrato de baunilha, misture delicadamente e deixe esfriar.
5Sirva em temperatura ambiente, sobre sorvete de creme.

 

Dica de Marcel Miwa

A personalidade desta sobremesa está na calda. Para acrescentar nova dimensão de especiarias e frutas secas recomendo o Porto Quinta da Romaneira Tawny 10 anos (R$ 156, na portusimportadora.com.br). Por ser um Tawny não muito velho, o frutado faz conexão com a calda. Notas amendoadas completarão o conjunto.

 

Ficou com água na boca?