Paladar

Receitas

Receitas

Rikki Snyder|The New York Times
Rikki Snyder|The New York Times

Tomates de inverno assados

Tomates não precisam ser consumidos apenas quando estão na safra. O importante é só mudar a forma de fazê-los

por Amanda Cohen

The New York Times 

Esta receita foi pensada para usar tomates que não estejam em sua melhor forma (menos suculentos e adocicados do que deveriam). O método é muito simples: misturar os tomates com temperos como gengibre, manjeiricão e alho, cobrir com azeite e levar tudo para o forno. Com isso, tudo ficará saboroso e interessante. 

Os tomates assados podem compor um prato de massa, ir para cima de uma torrada, entrar em uma salada, virar um molho picante para ser consumido com arroz, peixei ou tofu. 

E a receita ainda tem um bônus: o azeite com sabor de tomate, que pode ser usado para cozinhar e temperar pratos. 

Preparo

1Aqueça o forno a 120°C. Se os tomates foram grandes, corte-os ao meio; se estiver usando os menores, como o cereja, deixe inteiros.
2Misture o tomate, o alho, o gengibre e o manjericão em uma assadeira de 23 x 33 cm. Despeje azeite o suficiente para cobrir tudo. Leve ao forno e deixe assar duas horas; os tomates devem ter começado a desmanchar e a ganhar manchas escuras. Volte ao forno mais um pouco se necessário.
3Retire do forno e deixe esfriar. Escoe o azeite e reserve (ele pode ser usado como o azeite normal, mas é muito mais saboroso). Refrigere ou congele os tomates para uso posterior; na geladeira, duram até uma semana. O azeite, dura duas.

Os tomates assados podem ser usados para fazer molho de tomate assado com leite de coco e torradas com tomate assado e queijo feta

* Amanda Cohen é chef do Dirt Candy, restaurante de Nova York especializado em vegetais. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?