Receitas

Receitas

Rikki Snyder|The New York Times
Rikki Snyder|The New York Times

Torrada com tomate assado e queijo feta

Uma receita para aproveitar tomates fora da estação e para impresionar convidados

por Amanda Cohen

The New York Times 

Se você quiser impresionar convidados, aposte nesta receita. Para ficar ainda melhor, corte o pão (baguete ou pão italiano) em fatias na diagonal - muito mais bonito. 

Um coisa importante sobre o queijo feta: aperte-o bem, ou o creme ficará muito líquido. Se você estiver sem tempo, troque o feta por ricota fresca (mas ela não destacará o sabor dos tomates tão bem). 

+ Aprenda como fazer os tomates assados e o azeite de tomates

Preparo

1Aperte o feta durante uma hora: pegue uma pilha de pratos, embrulhe o queijo em um pano de prato, coloque sobre o último e empilhe o resto por cima.
2Leve o feta ao processador e bata até que fique compacto. Despeje em uma tigela, adicione o creme de leite e misture até obter uma mistura macia. Reserve no refrigerador.
3Corte o pão em fatias de aproximadamente 1 cm e leve ao forno ou coloque na torradeira para aquecer; ele deve ficar crocante e quente, mas não escuro.
4Em uma tigela grande, coloque o suco de toranja, o azeite de tomate, o alho, a rúcula e as ervas; misture bem. Acrescente mais azeite e suco se quiser.
5Espalhe a mistura de queijo sobre as torradas e, a seguir, um pouco das verduras. Cubra com os tomates. Tempere com sal e pimenta, polvilhe com a casca de toranja e sirva.

Dica: Para dar mais sabor às torradas, coloque umas gotas do azeite de tomate sobre cada fatia e polvilhe com sal antes de aquecer. Na hora de tirar, esfregue cada uma com um dente de alho recém-cortado.

* Amanda Cohen é chef do Dirt Candy, restaurante de Nova York especializado em vegetais. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?