Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Torta à moda goiana com frango, porco e linguiça

Confira a receita de Fernando Martins, da Torteria

por Lucineia Nunes

Preparo

Massa:

1Misture a farinha, a manteiga e o sal com as pontas dos dedos para esfarelar, podendo também bater no processador com lâmina para massas, em uma tigela, acrescente o iogurte natural e misture, agrupando e formando uma bola, embrulhe em filme plástico e guarde na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar.

Recheio:

2Corte o frango em pequenos cubos, assim como o lombo de porco. Em recipientes separados, tempere-os com sal, pimenta, raspas e suco de limão e deixe marinar por 20 minutos.
3Desmanche a linguiça, descarte a tripa e retire os excessos de gordura, se necessário. Frite em um pouco de azeite e reserve. Em panela aquecida, ponha azeite e doure o frango em pequenas quantidades, para não soltar água. Repita o processo com o lombo e reserve.
4Refogue em azeite a cebola picada e o alho. Acrescente o gengibre, o pequi fatiado, a pimenta dedo-de-moça, a cúrcuma e as carnes. Por último, adicione o caldo de frango e deixe cozinhar apenas o suficiente para reduzir o caldo, por uns 20 minutos, desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde. Deixe esfriar e reserve.

Dica: Se o caldo estiver ralo, acrescente uma batata cozida e amassada antes de desligar o fogo.

Montagem:

5Divida a massa em duas partes. Com um rolo, abra as massas numa superfície enfarinhada até ficarem com aproximadamente 4 mm. Com uma das partes, forre uma assadeira com 23 cm de diâmetro, deixando sobras de massa na borda lateral. Distribua o recheio e cubra com a outra massa, grudando-a com a sobra das bordas. Pincele com gema de ovo misturada com um pouquinho de água. Asse a torta no forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que esteja dourada.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?