Paladar

Receitas

Receitas

Maria Capai|Estadão
Maria Capai|Estadão

Torta capixaba

Espécie de moqueca com ovos, a torta capixaba é tradição de Páscoa no Espírito Santo

por Maria Capai

História e tradição se encontram nesta receita tradicional da Semana Santa no Espírito Santo. Na panela de barro, bacalhau, palmito e frutos do mar se juntam aos ovos para dar origem à torta.

Preparo 

1Separe os ingredientes da decoração: algumas azeitonas, a cebola em rodelas e os dois ovos cozidos. Reserve. Preaqueça o forno a 180°C.
2Em uma panela ou frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola picada, o alho e o colorau. Quando a cebola murchar, junte o palmito e o tomate e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos.
3Acrescente os frutos do mar, as azeitonas e o bacalhau dessalgado e desfiado. Cozinhe por mais 3 ou 4 minutos. 
4Desligue o fogo. Misture o coentro e o suco do limão, prove e ajuste os temperos. Remova qualquer excesso de líquido e deixe esfriar.
5Bata em neve as seis claras. Reserve. Em outra vasilha, bata as seis gemas até ficarem fofas e esbranquiçadas. Com delicadeza, misture gemas e claras.
6Despeje dois terços dos ovos batidos no refogado já frio, mexendo delicadamente. Transfira para uma panela de barro ou forma refratária untada com azeite. Cubra com o restante da mistura de ovos, decore com as azeitonas, cebola e ovos cozidos cortados em fatias e leve ao forno preaquecido. Quando a superfície estiver bem dourada, retire do forno e sirva. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?