Paladar

Receitas

Receitas

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Torta de cerejas

Aprenda essa deliciosa sobremesa

por Redação Paladar

Preparo

1Misture bem a farinha e o sal. Junte delicadamente a manteiga à farinha com a ponta dos dedos, para formar flocos grandes ou até que a massa se pareça com uma farinha grosseira.
2Adicione toda a água de uma vez e misture até que a massa fique uniforme. Deve ficar úmida o bastante para formar uma bola.
3Passe a massa para uma superfície lisa e enfarinhada, abra com as mãos e molde um retângulo uniforme. Embrulhe a massa com filme plástico e deixe-a na geladeira por 20 a 30 minutos.
4Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, com pancadinhas leves, uniformes.
5Acomode 2/3 da massa em uma assadeira de 23 cm de diâmetro, aperte bem na fôrma e faça furos com o garfo na base. Asse por 20 minutos e reserve.
6Reserve o restante da massa para fazer a camada que tampará a torta.
 

Recheio:

1Descongele as cerejas durante uma noite, em uma peneira, sobre uma tigela, para escorrer o suco. Mas sem perdê-lo. Reserve o suco.
2Junte 120 ml de suco de cerejas com o amido e mexa para dissolver. Reserve.
3Misture o suco de cereja restante com o açúcar e o sal em uma panela e ferva para dissolver.
4Acrescente, lentamente, a mistura de suco de cereja e amido reservada ao suco de cereja quente, mexendo sem parar com um batedor de arame. Ferva de novo e cozinhe por 1 minuto, mexendo constantemente, ou até que fique claro.
5Junte as cerejas e o suco de limão. Ponha o recheio sobre a massa de torta da fôrma, feche-a com a segunda parte de massa e sele as bordas. Faça alguns orifícios sobre a parte superior e pincele com egg wash.
6Asse a torta a 230°C, por 40 minutos, ou até que esteja dourada e com o recheio borbulhando.

 

Ficou com água na boca?