Paladar

Receitas

Receitas

FELIPE RAU
FELIPE RAU

Torta de palmito pupunha

Confira a receita de Fernando Martins, da Torteria

por Lucineia Nunes

Preparo

Massa:

1Corte a manteiga gelada em cubos. Em uma tigela, ponha as farinhas, a aveia, a manteiga e o sal. Esfarele entre os dedos até virar uma farofa. Acrescente água gelada o suficiente para trabalhar a massa. Forme uma bola, embrulhe-a com plástico filme e reserve na geladeira por 20 min.
2Em uma forma de fundo removível, abra a massa com uns 3 mm de espessura e leve novamente à geladeira por 20 min. Na hora de assar, fure a massa com um garfo, cubra-a com papel-manteiga e grãos crus para dar peso. Assim, a massa não formará bolhas ou encolherá no forno. Asse-a no forno preaquecido a 180°C por 10 a 15min. Retire os grãos e o papel-manteiga e deixe por mais 5 min para terminar de assar. Reserve até esfriar.

 

Recheio:

3Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o palmito picado e a folha de louro, tempere com sal e pimenta e refogue mais um pouco. Adicione o vinho branco, tampe e cozinhe por uns 10 min aproximadamente.
4Adicione o creme de leite fresco e o requeijão, mexendo até ficar homogêneo. Ponha a salsinha picada, uma ralada de noz-moscada e o queijo meia-cura ralado. Mexa e deixe esfriar. Adicione 2 ovos batidos no recheio frio e misture bem até que os ovos se dissolvam. Despeje na massa pré-assada, salpique queijo meia-cura ralado e leve ao forno a 180°C por 15 a 20 min ou até a superfície gratinar.

 

Ficou com água na boca?