Paladar

Receitas

Receitas

DANIEL TEIXEIRA
DANIEL TEIXEIRA

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Virado à paulista

Aprenda a fazer um dos pratos mais populares de São Paulo

por Patrícia Ferraz

Você pode apostar que muitos paulistanos de boa condição financeira tenham almoçado virado à paulista no dia da fundação do Estadão – possivelmente acompanhado de arroz, ovo estrelado e linguiça frita ou bisteca. É que o prato já era bem popular na cidade na época. É por isso que ele está na coluna de hoje.

Esta é uma receita tradicional e bem antiga – devo sua publicação ao Dias Lopes, que, gentilmente, fez a pesquisa e me mandou. Ele aproveitou para explicar que existem duas versões para a origem do prato. A primeira diz que seria o farnel dos bandeirantes – que carregavam feijão e farinha e misturavam os dois para comer. A outra, a junção natural de ingredientes comuns na época.

Testei esta receita e fica ótima, mas você pode usá-la como base e adicionar outros ingredientes. Eu não abro mão das azeitonas verdes em rodelas com virado, mas não faço questão de ovos cozidos picados, que muita gente inclui no preparo – prefiro o ovo frito, servido à parte. E couve bem verdinha, rapidamente refogada apenas no azeite (o alho encobre o sabor da verdura…) e temperada com sal.

Preparo

1Esmague completamente metade do feijão (hoje se bate no liquidificador) com parte do caldo até ficar um purê grosso. Reserve.
2Em uma panela de fundo grosso, frite o toucinho (hoje bacon) até dourar, depois junte o alho, a cebola e a cebolinha verde, mexendo sempre.
3Na mesma panela, coloque o feijão esmagado (ou batido) e a outra metade que sobrou. Tempere com pimenta, uma pitada de sal e refogue para o feijão absorver os temperos.
4Incorpore a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre, em fogo baixo, até obter um composto úmido e levemente pastoso.
5Sirva bem quente, com os acompanhamentos, que podem incluir arroz, ovo, linguiça, bisteca, torresmo e couve refogada.

 

Ficou com água na boca?