Paladar

Bebida

Bebida

Chef Manu Buffara lança café em parceria com curitibana Distinto

Café da Manu acaba de chegar com nova safra, da variedade catiguá; Distinto Cafés, da mestre de torra Cláudia Bentlin, entrega em todo o País

27 junho 2018 | 20:40 por Ana Paula Boni

Ficou pronto no começo deste mês o Café da Manu, desenvolvido em parceria com a chef Manu Buffara pela mestre de torra Cláudia Bentlin, da Distinto Cafés, ambas de Curitiba. O trabalho das duas começou com um primeiro café lançado no ano passado, um bourbon vermelho, mas neste ano deu origem a um café ainda mais especial. 

É feito da variedade catiguá, que na fazenda de Ribeirão Claro (PR) de onde vem está apenas em sua segunda safra. Resultou somente quatro sacas de café, que é processado de forma natural (com o fruto) e pode ser encontrado em Curitiba na loja da Distinto e no restaurante Manu (entrega por correios em todo o País).

A ideia da escolha do café, desde a variedade até a torra, foi chegar a uma bebida que combinasse com a complexidade sensorial dos pratos preparados por Manu. Na xícara, ele tem aroma de frutas amarelas como abacaxi, manga e maracujá, e traz acidez típica dessas frutas com doçura e também sabor de fruta passa.

Para Cláudia, que largou a vida de bancária há sete anos para aprender sobre o mundo do café com nomes como Ensei Neto, colunista do Paladar, a ideia é justamente não ter aquela acidez de limão que repuxa a boca.

Cláudia Bentlin, da Distinto Café e a chef Manu Buffara

Cláudia Bentlin, da Distinto Café e a chef Manu Buffara Foto: Neni Glock

Hoje, entre os seis tipos de café que a Distinto vende, cerca de 35% dos grãos vêm do Paraná, mas em breve ela vai colocar o pé na estrada para pesquisar novos produtores e isso deve mudar. Desde que abriu sua loja, há quatro anos, Cláudia serve um menu diverso de bebidas com café que soma cerca de 40 opções.

Seus pacotes de 250g (café em grãos) vão de R$ 16 a R$ 37 (preço do Café da Manu). Para fora de Curitiba, devem ser pedidos pelo whatsapp da loja (tel. 41-99515-3397), com acréscimo de frete. Todos são vendidos em uma lata retornável, com válvula que permite que o gás carbônico saia sem entrar oxigênio. É o que Cláudia chama de "growler de café", uma referência à garrafa de vidro retornável para chope.

SERVIÇO

Distinto Cafés

R. Tapajós, 1.047, Curitiba, tel. 41-3078-1047

Pedidos pelo whatsapp: 41-99515-3397

Restaurante Manu

Al. D. Pedro 2º, 317, Curitiba, tel. 41-3044-4395

 

Ficou com água na boca?