

Como fazer o omelete perfeito
A receita do clássico francês guarda segredos para conquistar a textura cremosa perfeita. Confira as dicas do chef Paulo Shin para acertar sempre
Uma receita de apenas três ingredientes, que tem o ovo como grande estrela, pode parecer super simples. Mas quem já tentou fazer o omelete francês em casa (e não é aquela tortilla chapada que se encontra por aí) sabe que fazer um perfeito é uma arte. Atingir a textura cremosa por dentro e lisinha por fora, sem queimadinhos como manda a tradição, é um grande desafio. Mas é possível, basta praticar.
Foi assim que o chef Paulo Shin do restaurante Komah, dominou a arte de fazer omeletes sem defeitos todas as noites. E olha que ele não aprendeu em grandes cozinhas pelo mundo pelas quais passou, mas após ver um vídeo na internet, com muito treino.
Paulo revelou os seus segredos para atingir a perfeição: 90% é ter o ovo e a panela certos, o resto é treino! O ovo deve ser de galinha caipira e, de preferêcia, fresco: "Os ovos de supermercado são muitas vezes mais 'aguados' e não seguram a textura do omelete devido ao teor de proteína do ovo". Já a frigideira deve ser totalmente antiaderente. É impossível fazer um omelete perfeito em uma panela em que o ovo gruda no fundo. "Não adianta nem tentar", o chef avisa.
Com este segredos em mãos, basta colocar em prática os movimentos que Shin ensina no vídeo. Não se frustre se não acertar de primeira: se não ficar perfeito, seu omelete será um ovo mexido (quem nunca?).
Como utensílios, Paulo utiliza os hashis culinários, mas qualquer colher de pau ou espátula (o famoso "pão-duro") funcionam da mesma forma. Tenha apenas cuidado para não utlizar um instrumento que "machuque" o fundo da sua frigideira.
Preparo
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.