Paladar

Receitas

Receitas

Como fazer tomate pelado em casa

Tomate pelado é simplesmente o tomate cru, sem a pele, levemente drenado. É ideal para receitas que pedem o fruto inteiro e fresco, como molhos rápidos

por Redação Paladar

Tomate pelado (ou pomodori pelati, em italiano) é simplesmente o tomate cru, sem a pele, levemente drenado. Ele ganha uma pitada de sal e é envasado com um pouco do seu suco - bem fácil de fazer em casa.   

Suas grandes vantagens são a praticidade e a versatilidade. É ideal para receitas que pedem o fruto inteiro e fresco, como molhos rápidos, como o amatriciana.  

Tomate pelado caseiro.

Tomate pelado caseiro. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Guia dos tomates enlatados

Preparo

1Lave bem os tomates. Em uma panela grande ferva bastante água e coloque os tomates para cozinhar – quando os tomates começarem a rachar (ou depois de cinco minutos aproximadamente), tire-os da água e transfira para uma vasilha com água gelada para interromper o cozimento. Deixe a água no fogo, não descarte.
2Coloque os tomates em um escorredor e reserve. 
3Ponha dois frascos na água fervente em que os tomates foram cozidos e deixe dez minutos. Tire da água, escorra virados para baixo e seque os frascos. 
4Corte o olho dos tomates, tire a pele e ponha em uma vasilha, tempere com sal e deixe o escorrer. 
5Aperte levemente os tomates e ponha nos potes esterilizados, despeje a água escorrida. Feche bem e leve ao banho-maria, em fogo baixo, por 30 min. Apague o fogo e deixe na água até esfriar. Guarde os frascos em local fresco e seco.

Dica: Pode-se bater as cascas e aparas em liquidificador, peneirar e juntar aos tomates no vidro. 

 

 

 

Tomate pelado feito em casa.

Tomate pelado feito em casa. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

 Como tirar pele do tomate

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?