Paladar

Receitas

Receitas

Granola

A partir desta receita básica você pode criar a sua versão de granola

por Redação Palada

Quem já provou sabe: granola caseira é muito melhor do que a versão comprada no supermercado. Além de sair mais em conta, a versão artesanal é mais saborosa (não tem aquele fundo artificial), fresca, e você pode adicionar o quanto quiser do que você quiser. Gosta mais azedinha? Capriche no damasco. Quer uma versão mais docinha? A dica é acrescentar uva passa ou uma colher de açúcar mascavo, mais soltinha ou em placas…

Não compre, faça a sua própria granola 

Não compre, faça a sua própria granola  Foto: Goran Kosanovic

Não importa qual seja sua receita de granola, ela vai sempre partir de uma fórmula: uma base simples de flocos de aveia, um pouco de óleo e um adoçante líquido (mel, agave, xarope de bordo) da sua escolha. Aprenda a fórmula básica para fazer sua própria versão e nunca mais dependa das prontas (e cheias de açúcar) 

Preparo

1Preaqueça o forno a 180°C.
2Misture em uma tigela a aveia, a castanha, as sementes, as especiarias e o sal. Adicione o óleo e o mel e mexa com a espátula, ou usando as mãos, para envolver bem todos os ingredientes.
3Forre uma assadeira com papel-manteiga e pincele com óleo. Coloque a granola e espalhe bem com a espátula, formando uma camada uniforme
4Leve ao forno para assar por 30 minutos ou até a granola ficar dourada – na metade do tempo, mexa com uma espátula para assar por igual. Vá olhando e cuide para não queimar. Lembre-se, ela só ficará crocante depois de esfriar.
5Retire do forno e misture as uvas passas e o cranberry. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de armazenar.
6Guarde a granola num pote hermético por até 3 meses.

 

Ficou com água na boca?