Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Panna cotta de abacate

Na receita, a polpa da fruta - que deve estar no ponto certo - é incrementada com creme de leite fresco e licor italiano de limão

por Patrícia Ferraz

Panna cotta de abacate com calda de limão-siciliano.

Panna cotta de abacate com calda de limão-siciliano. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui

Essa receita requer abacate no ponto – doce e cremoso –, então o melhor é você aprender a escolher. Primeiro, observe a casca. Se estiver verde escura, lisa e bem brilhante, ainda não está pronto. Abacate maduro tem pele verde clara, lisa e com pouco brilho. Toque o abacate com cuidado, ele deve estar pesado e firme. Apalpe delicadamente: mole demais, já passou do ponto; duro ainda não chegou lá. Atualmente duas variedades de abacate estão em alta temporada, o avocado, aquele pequeno, de pele verde-escura bem enrugada (a escolha desse tem de ser pelo toque, macio e firme) e o abacate quintal, de pele lisa e polpa cremosa. Escolhida a fruta, o resto é fácil. Muito fácil.

Nem tão gelatinosa como o flan, nem tão firme como o pudim, a panna cotta é uma sobremesa típica do Piemonte, uma das regiões leiteiras da Itália, o que explica a base da receita, o creme de leite fresco. Originalmente, levava apenas mais dois ingredientes, açúcar e baunilha. Mas, ao longo do tempo, acabou incorporando gelatina e diferentes sabores. Dessa vez, fiz a receita com polpa de abacate e licor italiano de limão, o limoncello. É fácil encontrar, mas se preferir, veja a receita do licor aqui.

Preparo

1Bata a polpa dos abacates com o açúcar e o limão até formar um creme.
2Ferva o creme de leite com o extrato de baunilha. Tire do fogo e reserve.
3Dissolva a gelatina em um pouco de água e leve ao fogo para derreter, sem deixar ferver.
4Misture o creme de leite e o creme de abacate. Mexa bem para incorporar. Se for acrescentar o limoncello, é nessa etapa do preparo.
5Acrescente a gelatina, misture bem.
6Despeje em uma forma retangular de pão. Cubra com filme plástico (encostado na superfície, para evitar que transpire).
7Leve à geladeira até endurecer.
8Ponha o açúcar e o suco de um limão-siciliano em uma panela, mexa só para misturar e deixe no fogo para formar um caramelo claro.
9Corte o outro limão em rodelas e fatie-as ao meio. Junte  com caramelo e cozinhe por 5  min. Tire do fogo e deixe esfriar antes de colocar sobre a panna cotta.

 

Ficou com água na boca?