Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Panquecas de amêndoas e nozes com picles de pêssego

Essa panquecas não levam açúcar e nem glúten, mas são altas, fofas e de uma leveza espetacular

por Patricia Ferraz

Se prestar atenção na receita, vai notar que essas panquecas não levam açúcar e nem glúten - e poderiam ser sem lactose exceto por um pouquinho de buttermilk. Mas não é por isso que estão aqui e sim porque são altas, fofas e de uma leveza espetacular.

Fazem ótima opção para um café da manhã mais demorado, no fim de semana. Os picles de pêssego são o acompanhamento perfeito, levemente picantes, ácidos e adocicados. Mas se preferir, combine com geleias, compotas ou apenas com mel de agave ou mel de abelha. 

Panquecas de amêndoas e nozes com picles de pêssego

Panquecas de amêndoas e nozes com picles de pêssego Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Comece pelo picles: mistura o agave, o vinagre, 1 xícara(chá) de água fria, o suco e as raspas de limão e a pimenta. Ponha as fatias de pêssego nessa marinada e deixe por 30 minutos, no mínimo.
2Misture numa vasilha grande a farinha de amêndoa, o fermento e o bicarbonato de sódio, e as nozes moídas. Mexa bem.
3Bata os ovos delicadamente em outra vasilha e junte à mistura seca, acrescente o purê de maçã e o agave, mexa e vá misturando o leite de amêndoas aos poucos, até obter um creme grosso de textura homogênea. Não bata, apenbas misture delicadamente.
4Unte uma frigideira com um pouco de manteiga e tire o excesso com papel toalha. Aqueça a frigideira e despeje metade de uma concha da massa. Assim que começar a fazer bolhas, vá desgrudando as bordas, com cuidado, e quando sentir firmeza, vire a panqueca. Doure do outro lado e ponha num prato. Repita até usar toda a massa.
5Sirva as panquecas quentes ou frias com o picles de pêssego. Se quiser, despeje mais um pouco de mel de agave por cima.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?