Paladar

Receitas

Receita

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Pipocas de vários sabores para uma noite de filmes em casa

Aprenda a fazer pipoca na panela sem queimar e explore diferentes sabores, doces e salgados

04 março 2018 | 20:24 por Redação Paladar

Neste noite, a premição do Oscar chega à sua 90ª edição. Para deixar a festa completa, aposte em um belo balde de pipoca fresquinha, feita em casa, na panela. E para o aperitivo conseguir acompanhar as emoções da noite, o Paladar sugere quatro sabores bem diferentes e fáceis de fazer - dois doces e dois salgados. 

Antes de tudo, o básico: para fazer pipoca, escolha uma panela larga, alta e leve (uma espagueteira é uma boa opção, por exemplo). Coloque o milho e o óleo na panela ao mesmo tempo. Mexa até o milho começar a inchar e exalar aroma. Só então, tampe e, de tempos em tempos, sacuda a panela para não deixar a pipoca queimar. Sal, só depois de pronta. 

+ Acompanhe a cerimônia do Oscar ao vivo

Além de variados tipos de óleo, também é possível usar manteiga, ghee ou azeite. A manteiga e o ghee (que demora mais para queimar) são os preferidos da equipe do Paladar, pois dão sabor sem engordurar. Para 1/2 xícara de milho, use 1 colher (sopa) de manteiga/ghee/azeite, ou 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo.  

Ficou com água na boca?

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

O melhor jeito de dar sabor à pipoca é misturar temperos em pó ou líquido com o milho, antes de estourar. Se for temperar só depois de pronta, aja rápido! Coloque os temperos e o sal (que, em todos os casos, só deve ser adicionado no final) com a pipoca ainda quente. Quer uma dica? Lemon pepper! 

 

1. Pipoca indiana, com curry 

Interessante e picante na medida, essa pipoca vira um aperitivo delicioso para acompanhar drinques. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

2. Pipoca com gengibre, shoyu e óleo de gergelim

Por incrível que possa parecer, pipoca aceita bem o sotaque chinês. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

3. Pipoca doce com canela e baunilha

Boa para adultos e crianças, é feita em um único passo, como todos os ingredientes indo para a panela de uma só vez. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

4. Pipoca com caramelo salgado

Aqui, o caramelo é feito antes e vai junto com a manteiga para a panela para estourar a pipoca. 

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

Por que pipoca?

O grão de milho tem a película externa muito resistente, envolvendo o interior que tem amido e uma porcentagem de água de mais ou menos 13%. Na panela, quando o milho esquenta, a água no interior do grão se expande, aumentando a pressão interna, que começa a forçar a película que envolve o grão. Quando a temperatura atinge 249°C., a superfície do milho, sob pressão, estoura, ‘pipoca’.