Paladar

Receitas

Receitas

Tadeu Brunelli/Estadão
Tadeu Brunelli/Estadão

Sobrecoxa de frango laqueada no mel com galette de quinoa e cogumelos

O frango, feito no forno, é servido com mini panquecas de quinoa e shimeji, molho de tangerina e saladinha de pepino

por Redação Paladar

As sobrecoxas de frango são temperadas com shoyu, mel, açúcar mascavo, gengibre, alho picado, especiarias em pó, pimenta caiena e raspas de laranja. Elas vão ao forno com essa marinada e devem ser banhadas para ficarem bem suculentas.  Para acompanhar, mini panquecas de quinoa e cogumelo, molho de tangerina e saladinha de pepino.  

Essa receita foi feita pela chef Carla Pernambuco na aula "Comida para corpo e alma" durante o 9º Paladar Cozinha do Brasil

Preparo

Sobrecoxas de frango:

1​Lave as sobrecoxas e tempere com sal. À parte, misture o shoyu, o mel, o açúcar mascavo, o gengibre, o alho picado, as especiarias em pó, a pimenta caiena e as raspas de laranja. Misture a marinada com o frango e leve à geladeira por 1 hora.
2Preaqueça o forno a 200ºC. Acomode as sobrecoxas em uma assadeira e leve ao forno. A cada 10 minutos, pincele as sobrecoxas com a marinada da assadeira. Se necessário, adicione um pouco de água para dissolver o caldo. Repita o procedimento até que fiquem bem douradas e laqueadas (deve levar de 40 a 45 minutos).
Saladinha de pepino:
1Em uma tigela pequena, misture o pepino, a cebolinha, a pimenta chilli, o amendoim moído, o sal e o óleo de gergelim. Reserve.

Galette de quinoa, shimeji e aspargos:

1​Cozinhe a quinoa em 2 xícaras de água e um fio de azeite até ficar al dente. Se necessário, adicione um pouco mais de água. Deixe esfriar.
2Coloque a quinoa em um recipiente com todos os ingredientes, menos o azeite, misture bem e molde as galettes, dando um formato de panquecas.
3Em uma frigideira antiaderente, pincele o azeite e grelhe as galettes dos dois lados, por pelo menos 3 minutos de cada lado.

Redução de tangerina:

1Coloque o suco para ferver e deixe reduzir por pelo menos 30 minutos, até reduzir 1/3 do líquido inicial.

Montagem:

1Monte o prato com uma sobrecoxa, uma galette, um pouco da mistura de pepinos e regue com redução de tangerina.

 

Ficou com água na boca?