Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tiramisù de morango

Aproveite a temporada da fruta para preparar esta deliciosa, e diferente, sobremesa

por Patricia Ferraz

Mistura delicadíssima de frescor e maciez em camadas, essa é uma das incontáveis variações do tiramisù - o doce italiano tem jeito de clássico e inspira receitas no mundo todo, mas está longe de ser um ancião, nasceu há menos de 50 anos em um restaurante no Vêneto.

A receita original leva apenas café, biscoito champanhe, mascarpone e cacau em pó e ganhou fama depois de ter sido publicada numa revista em 1981. Da fórmula tradicional, este tiramisù de morango mantém apenas o mascarpone e o biscoito champanhe.

Mas é uma maneira deliciosa e surpreendente de aproveitar a fruta que está em plena temporada - a safra vai de agosto a outubro -, portanto o morango está exuberante, abundante e com bons preços. A receita, bem fácil de fazer, é do Il Libro del Tiramisù (LT Editore, sem edição em português). 

Tiramiusù de morango 

Tiramiusù de morango  Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Lave e seque bem as laranjas, raspe as cascas (sem a parte branca) e reserve.
2Esprema as laranjas, ponha o suco em uma panelinha com 50g de açúcar, o anis, a canela e o gengibre e leve ao fogo. Mexa para dissolver o açúcar e deixe ferver por uns 5 minutos. Tire do fogo, coe para separar os sólidos e reserve.
3Lave, seque bem e corte os morangos em fatias. Reserve.
4Em uma vasilha grande misture o creme de ricota e o mascarpone, os 100g restantes de açúcar e as raspas da casca de laranja.
5Monte o doce em um pote grande ou em potinhos individuais: molhe os biscoitos na calda de laranja, um a um, forre o fundo do pote, espalhe por cima um pouco de creme e cubra com morangos fatiados. Vá intercalando as camadas até usar todo o creme, os biscoitos e os morangos.  Mantenha na geladeira, protegido por filme plástico, até a hora de servir.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?