Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Salada de carne

Ótima receita para aproveitar as sobras de carne do churrasco do final de semana

por Patricia Ferraz

Esta é uma das minha formas preferidas de aproveitar sobras de churrasco (a outra é o arroz de carreteiro de churrasco, prato quase obrigatório às segundas-feiras em Porto Alegre). Anotei a receita desta salada anos atrás, durante uma temporada nos Estados Unidos, quando assistia ao programa Biba’s Italian Kitchen. A tal da Biba Caggiano é uma senhora italiana de Bolonha que se casou com um americano e foi morara em Nova York. Acabou fazendo um programa de tevê nos anos 1980, com mais de 200 episódios, e escreveu vários livros de comida italiana. Lá pelas tantas, se mudou para Sacramento, na Califórnia, e abriu um restaurante, também com sucesso.

O fato é que esta salada de carne é tão boa – e tão fácil de fazer – que às vezes em vez de usar sobras eu faço um grelhado só para deixar na geladeira e transformar na salada. O único segredo é cortar a carne em tiras bem fininhas. Deixe na geladeira até a hora de servir. Se quiser, sirva com folhas à parte.

Preparo

1Ponha as fatias de carne numa vasilha com os tomates, azeitonas, alcaparras e a cebola roxa.
2Faça um molho misturando azeite, vinagre, mostarda e o sal.
3Tempere a carne com o molho, misture bem, adicione a pimenta-do-reino moída na hora e deixe na geladeira até a hora de servir.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?