Paladar

Receitas

Receitas

Nhac!

Neide Rigo

Cavatelli colorido com molho de manteiga

Veja como fazer massa colorida com pigmentos naturais

por Neide Rigo

Cavatelli colorido com manteiga 

Cavatelli colorido com manteiga  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Colorir a comida usando apenas ingredientes naturais é mais fácil do que parece, há muitos alimentos capazes de levar à cozinha uma caixa inteira de lápis de cor. Para fazer este cavatelli de duas cores em casa utilizamos jenipapo infusionado no leite, que dá o tom azul, e a folha de taioba para a massa verde. 

Se quiser experimentar em outras receitas de massas com ovos, purês de cores variadas podem ser usados no lugar deles ou substituindo-os em parte. É preciso avisar que o tingimento natural tem algumas questões, o principal é a instabilidade: a cor é afetada por diferentes fatores. 

Não podemos nos esquecer ainda de que as gemas são amarelas e que quando misturadas com azul devem resultar em cor verde, por isto, se for usar leite azul de jenipapo nas massas, esqueça as gemas, mantenha as claras ou faça massa vegana com farinha e líquido apenas. Gostou de fazer massas de cores diferentes? Veja também como preparar um talharim azul ovos e manteiga de sálvia e macarrão azul ao alho e folhas

Preparo 

Massa azul 

1Coloque numa tigela a farinha de trigo, as claras de ovo, o sal e o leite de jenipapo. Misture bem e vá juntando a água aos poucos, só até formar uma massa bem densa.
2Forme uma bola, guarde a massa dentro de um saco plástico e espere meia hora.
3Faça rolinhos com a massa na espessura de 1 centímetro mais ou menos. Corte como nhoques em pedaços de 1,5 centímetro aproximadamente.
4Quando a massa estiver toda cortada, passe pedaço por pedaço sobre uma superfície com ranhura ou textura, apertando e arrastando com o polegar, dando a forma clássica dos cavatelli, meio curvado. Se quiser, simplesmente corte com a faca e já passe pela superfície da mesa. Ou ainda use as costas de um garfo.  
5Deixe bem espalhados, polvilhe com farinha e deixe secar um pouco, por cerca de 1 hora.

Para a massa verde

1Coloque no liquidificador a taioba, a clara e o sal. Bata bem até formar um creme – se precisar junte uma colher (sopa) de água.
2Numa tigela, coloque a farinha e despeje no centro o creme verde. Misture bem e vá juntando mais água se for preciso, para que a massa fique bem firme. Se for preciso, junte mais farinha para corrigir.
3Embrulhe em plástico, espere meia hora e faça os nhoques como na massa azul. 
4Para cozinhar, coloque 4 litros de água e uma colher (sopa) de sal em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, coloque os cavatelli das duas cores e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos ou até ficar macio. Escorra e reserve. 

Finalização 

1Coloque a manteiga em uma frigideira grande, aqueça até que perca a espuma,  junte a guasca ou sálvia e em seguida a massa bem quente. Misture, espalhe por cima pimenta calabresa a gosto e sirva quente. 
 

 

Ficou com água na boca?