Paladar

Receitas

Receita

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Como fazer gim tônica - de nove jeitos diferentes

Com pepino, laranja, maracujá, especiarias e até vinho e cerveja. O gim tônica pode ter muitas variações e personalidades

18 de janeiro de 2020 | 06:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Virou o ano - 2020 já está a todo vapor - mas o gim tônica segue sendo o drinque queridinho de muita gente. Digamos que trata-se de um clássico informal da coquetelaria. 

Nascido na Índia, durante a dominação inglesa, o drinque tinha o aval de ser um ótimo tônico contra a malária (por causa do quinino da tônica), álibi perfeito para que fosse consumido aos litros durante as tardes escaldantes do verão indiano. 

Aproveitando que estamos em pleno verão aqui no Brasil, o Paladar listou, além do preparo original, mais oito variações do coquetel. Todas levam gim, tônica (ou outra bebida borbulhante leve) e algum ingrediente para dar personalidade à receita.

(Pode-se trocar o gim por muitos outros destilados e licores, mas isso é assunto para outra hora.)  

 

Gim tônica

Vamos começar do começo. O gim tônica mais básico e certeiro é aquele que leva apenas gim, água tônica e um gomo (ou rodela) de limão-siciliano - além de gelo, claro. 

Para acertar sempre, basta decorar a proporção: um terço do copo (já cheio de gelo) para o gim e água tônica para completar. Veja a receita.

Gim tônica.

Gim tônica. Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Agora, vamos às variações:  

Gim tônica com limão-siciliano, pepino e bitter

Pense no bitter como um tempero para seu gim tônica clássico. Para acrescentar um pouco mais de personalidade, corte uma fatia fina longitudinal do pepino e acomode no copo - nem adianta fazer cara feia; além de bonito, seu drinque vai ficar bem mais saboroso. Veja como fazer

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Gim tônica com laranja e especiarias

Anis-estrelado, canela em pau, zest de laranja-bahia e três gotinhas de bitter (se houver na despensa). Além de superaromático, essa versão ainda ganha um tantinho de acidez da casca da fruta. Confira o passo a passo aqui.

Drinque decorado com canela

Drinque decorado com canela Foto: JB Neto|Estadão

 

Gim tônica com maracujá 

Receita do barman Laércio Zulu, esse drinque foi batizado de Brasileirinho. O segredo aqui é tirar as sementes da polpa do maracujá antes de adicioná-la ao coquetel. Não é preciso bater, só mexer com uma bailarina. Confira a receita aqui.

Brasileirinho.

Brasileirinho. Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Gim tônica com Jägermeister

Outra criação do Laércio Zulu. Depois de preparar a receita básica do gim tônica, trocando a fatia de limão-siciliano por rodela de laranja-bahia, derrame um tantinho de Jägermeister por cima da copo, para dar cor e vigor ao drinque. Confira as quantidades aqui.

Tônico de caçador.

Tônico de caçador. Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Gim tônica com vinho Malbec

De beber com olhos. Além do gim, da tônica e da rodela de limão-siciliano, essa versão inclui 50 mililitros de vinho tinto Malbec. O resultado é belíssimo - e delicioso. Veja como fazer.

Gim tônica com Malbec.

Gim tônica com Malbec. Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Gim tônica com geleia de laranja

Um pouco mais docinho, mas sem deixar de ser refrescate, esse drinque também atende por larangin. O segredo do preparo é "untar" o copo com a geleia e decorar com grãos de café. Veja como fazer

Larangin, gim tônica com geleia de laranja.

Larangin, gim tônica com geleia de laranja. Foto: Bruno Nogueirão|Estadão

 

Ale tonic 

Nessa receita, a tônica, onipresente até aqui, perde seu papel coadjuvante para a cerveja. Experimente substituí-la por uma dose de uma belgian pale ale. Acredite, vai ser sucesso. Confira como fazer.

Alex tonic

Alex tonic Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

French 75

Gostamos da ideia de substituição. Dessa vez, em vez de tônica, resolvemos (ou melhor, o Laércio Zulu resolveu) usar 100 mililitros de um espumante rosé. Suco de limão (coado!) e fatias de maçã verde complementam o drinque. Confira o passo a passo aqui.  

French 75

French 75 Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

● Bônus: Gelatina de gim tônica

Se gim tônica for seu drinque preferido, vale até fazer uma sobremesa com ele. Confira a receita. 

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

*Lista originalmente publicada em outubro de 2019. Atualizada pela última vez em janeiro de 2020.