Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Omelete suflê

Dá só um pouquinho mais de trabalho fazer essa omelete do que uma tradicional. Mas a textura fofa compensa

por Patricia Ferraz

Dá só um pouquinho mais de trabalho fazer essa omelete suflê do que uma tradicional. Mas compensa. Em quinze minutos você tem um belo jantar. São dois truques. Primeiro, bater as claras em neve e depois misturar, cuidadosamente as gemas para manter a textura fofa. O segundo segredo é finalizar no forno, à moda italiana da frittata.

Usei cebola, cogumelos, espinafre, cebolinha francesa (ciboulette) e salsinha fresca. A combinação fica ótima, mas pode servir apenas de inspiração para você cobrir a omelete com o que tiver em casa – só não cozinhe demais as folhas. Eu não ousei desenformar, mas se você for do tipo jeitoso, vá em frente.

Omelete suflê

Omelete suflê Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Preparo

1Refogue a cebola picada em uma frigideira com duas colheres de azeite, até murchar bem. Acrescente as fatias de cogumelo e mexa para misturar. Refogue por três ou quatro minutos, mexendo para não queimar.
2Tempere com sal e pimenta, espalhe por cima a cebolinha francesa picada. Tire do fogo e reserve.
3Bata as claras em neve até que estejam bem firmes. 
4Bata em outra vasilha as gemas, tempere com sal e pimenta e misture delicadamente Às claras em neve - cuidado para não estragar a textura fofinha.
5Ponha a colher de azeite restante em uma frigideira que possa ir ao forno (cuidado com cabos de madeira ou plástico!), passe um papel para espalhar o azeite no fundo e nas bordas da frigideira.
6Aqueça rapidamente a frigideira e despeje, com cuidado, a mistura de ovos - nivele com uma espátula, deixando a massa bem alta.
7Cozinhe por dois ou três minutos, até começar a formar uma crosta, espalhe por cima o queijo ralado e os vegetais já refogados.
8Termine a omelete com alguns minutos de forno em temperatura média: três ou quatro minutos, dependendo do seu foirno. Vá acompanhando para não queimar. 
9Tire do forno, espere baixar um pouco e aproveite!

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?