Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Gastón Acurio recebe prêmio do 50 Best pelo conjunto de sua obra 

Dono de um império de restaurantes, o chef foi um dos responsáveis por apresentar a gastronomia peruana para o mundo

17 maio 2018 | 19:13 por Redação Paladar

O chef peruano Gastón Acurio, do restaurante Astrid & Gastón e da cevicheria La Mar, recebeu o prêmio Lifetime Achievement, que reconhece a importância de sua trajetória para a gastronomia. A honraria faz parta da edição de 2018 do ranking 50 Best, que elege os melhores restaurantes do mundo. 

Acurio é conhecido por ser o grande embaixador da comida peruana, primeiramente na América Latina e, depois, no resto do globo. O ceviche, prato típico do país andino, se espalhou pelo mundo gastronômico com a ajuda de Gastón. 

 

  Foto: Tiago QUeiroz|Estadão

O prêmio, que já homenageou chefs da grandeza de Paul Bocuse e Alain Ducasse, distingue profissionais que ao longo de sua carreira realizaram importantes contribuições à gastronomia, dentro e fora da cozinha. Regionalmente, Acurio já havia sido condecorado com a distinção pelo conjunto da obra em 2013, no 50 Best América Latina, além da sua casa Astrid & Gastón sempre figurar entre as melhores do continente.

Melhor chef mulher

A irlandesa Clare Smyth, comandante das panelas do Core, em Londres, foi eleita a melhor chef mulher do ano. A chef, que trabalhou por mais de uma década com Gordon Ramsay, usou influências francesas para desenvolver a cozinha britânica contemporânea que brilha em seu restaurante.    

A cerimônia de entrega do 50 Best este ano será em Bilbao, na Espanha. O evento será realizado no dia 19 de junho. Entre os prêmios, além da melhor chef mulher e o pelo conjunto da obra, serão premiados os 50 melhores restaurantes do mundo, o melhor chef confeiteiro, o chef mais celebrado entre seus colegas, o restaurante mais promissor e o restaurante sustentável do ano.  

Ficou com água na boca?